quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Envolverde - Mangabeira Unger e Carlos Minc discutem o Plano Amazônia Sustentável


Por Kátia Buzar, da Agência Brasil

Brasília - O ministro de Assuntos Estratégicos, Mangabeira Unger, avaliou como “fecunda” a reunião com o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, para tratar do Plano Amazônia Sustentável (PAS) nessa terça-feira(13/01) no Ministério do Meio Ambiente.

“Eu e o ministro Minc discutimos as iniciativas que vão se seguir a questão prioritária que é a legalização fundiária. Todo mundo no Brasil já sabe que se não resolvermos o problema da terra o resto não vai funcionar” afirmou.

Mangabeira Unger disse ainda que um dos assuntos que serão tratados em parceria com o Ministério do Meio Ambiente é o do extrativismo. “E importante que a população da Amazônia, comprometida com o desenvolvimento sustentável, tenha alternativas, e não há alternativa sem incentivar o extrativismo”, disse.

Carlos Minc disse que hoje já sentiu um avanço no PAS, apesar da concentração de prioridades voltada para a questão fundiária. O ministro considera importante a participação de outros ministérios, abrindo outros fronts para que o “PAS não seja um samba de uma nota só”.

Segundo Minc, a estratégia principal para a implementação do PAS será adotar mecanismos objetivos no que se refere a questão do desmatamento e no da recuperação das áreas degradadas. “Vamos adotar medidas objetivas que permitam tornar mais caro o desmatamento ilegal e mais barato a recuperação das terras degradadas”, disse.

********************************

Plano Amazônia Sustentável será apresentado em Cuiabá

Por Redação da Agência Brasil

Brasília - O ministro Mangabeira Unger, da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE), viaja hoje (14/01) para a região amazônica, onde vai apresentar os projetos desenvolvidos para o Plano Amazônia Sustentável (PAS).

Mangabeira Unger visitará os estados de Mato Grosso, Pará, Amazonas e Acre para discutir com governo e a sociedade as iniciativas elaboradas para a região.

Hoje, o ministro estará em Cuiabá, onde tem reunião com o governador Blairo Maggi, no Palácio Paiaguás, às 15h. Amanhã (15), seguirá para Belém para se encontrar com a governadora Ana Júlia Carepa.

(Envolverde/Agência Brasil)

Nenhum comentário: