sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Folha - Para sociólogo, fórum deveria ser nos EUA

Entrevista

DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELÉM

Um dos principais intelectuais de esquerda do país, Chico de Oliveira diz que para o Fórum Social ganhar repercussão parecida com a que teve anteriormente ele deveria ser realizado nos EUA. (JCM)

FOLHA - A crise econômica tende a fortalecer o fórum?
CHICO DE OLIVEIRA - A crise abre um flanco para uma crítica contundente. Se o fórum fizer isso, benefício do fórum. Se ficar maquilando [a discussão], prejudica muita coisa. É claro que faz algum tempo que ele declinou um pouco, perdeu centralidade na agenda. Tentaram passar para a África, mas não deu certo. Não teve a mesma repercussão. Agora, de fato, a crise econômica abre uma crítica que o fórum já vinha fazendo. E a fratura é exposta. Depende da habilidade da crítica.

FOLHA - O Fórum Social pode transformar as realidades que discute?

OLIVEIRA - Não. O fórum transformou a forma de cooperação de organizações sociais, movimentos, até partidos. Tornou-se uma Internacional [Socialista] não partidária. Só transformará [realidades] se essas organizações, agora articuladas, forem capazes de processar esses novos recursos.

FOLHA - O senhor vê uma correlação entre o contexto internacional em 2001 e o de hoje?
OLIVEIRA - Se o pessoal do fórum de fato quisesse inovar, deveria ter feito ele nos EUA. Porque daí você surfaria na crista da onda do Obama. E botava os conflitos norte-americanos na agenda do fórum, porque eles nunca estão.

Nenhum comentário: