quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Envolverde - Fórum Social Mundial reúne cerca de 90 mil pessoas


Por Ana Rogéria, editora de Adital, de Belém (PA)

Tendas montadas, acampamentos levantados, gente de todos os continentes. A cidade de Belém está totalmente tomada pela diversidade típica do Fórum Social Mundial, que tem sua largada nesta terça-feira (27) com um marcha com ponto de partida do Cais do Porto e que seguirá até a Praça dos Operários. Segundo estimativas da organização, o número de participantes pode ultrapassar a faixa dos 90.000.

Construção de um mundo de paz, justiça e ética; democratização e descolonização do conhecimento; acesso universal aos bens comuns; libertação do capital, das multinacionais da dominação imperialista; dignidade, garantia de igualdade de gênero; garantia dos direitos econômicos, sociais, humanos, culturais e ambientais; construção de uma ordem mundial baseada na soberania; economia democratizada, sustentável e solidária; estruturas políticas participativas; e defesa da natureza são os objetivos a serem alcançados nas atividades desta edição do FSM.
As expectativas para o Fórum são as melhores. Para a estudante boliviana Angelina Reyes, que participa do fórum com uma atividade autogestionada, o evento é um momento de aglutinação de ideias que tem resultados muito bons. "É um espaço onde as pessoas que têm problemas em comum podem se juntar e tentar achar uma solução, trocar experiências", disse.

Já para o ativista de meio ambiente Gustavo Hernández, da Venezuela, as edições do Fórum servem para dar mais ânimo e força para os movimentos sociais. "Acho que vivemos um período muito especial da América Latina, com a participação dos movimentos sociais em decisões importantes para seus países e o fórum faz com que os movimentos saiam mais empoderados daqui", opina.

Ao todo, o FSM 2009 conta com 2.400 atividades propostas por organizações, entidades, sindicatos, movimentos sociais, povos originários, etc. No último dia do Fórum, dia 1º, a proposta é que sejam realizadas assembléias setoriais, que reunirão redes e entidades com temas e lutas afins. Segundo a programação, na parte da tarde haverá a "Assembléia das Assembléias", em que serão apresentados os resultados debatidos durante a convergência dos setores.

*As matérias do projeto "Ações pela Vida" são produzidas com o apoio do Fundo Nacional de Solidariedade da CF 2008.


(Envolverde/Adital)

Nenhum comentário: