quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

G1 - Manifestantes fazem passeata contra desemprego no Fórum Social Mundial

Por Eduardo Bresciani Do G1, em Brasília

Eles pedem que Lula edite MP dando garantias de emprego.
Manifestação foi organizada pelo PSTU e PSOL com centrais sindicais.
Centenas de participantes do Fórum Social Mundial, que acontece em Belém, saíram há pouco do ginásio da Universidade Estadual do Pará em uma passeata contra as demissões provocadas pela crise financeira internacional. Os manifestantes defendem que o governo Lula baixe uma medida provisória dando garantias de emprego aos trabalhadores. A manifestação desta quinta-feira (29) é organizada pelas centrais sindicais Conlutas e Intersindical e pelos partidos PSTU e PSOL.

"A marcha é para exigir que o governo Lula edite uma MP para dar estabilidade de emprego, porque o governo está dando bilhões para os empresários e não garantiu a estabilidade. Já são mais de um milhão de demissões", disse André Freire, diretor do PSTU.

o deputado Chico Alencar (PSOL-RJ) acompanha o inicio da passeata e critica a atuação o governo na crise. "O governo minimizou a crise e continua com um discurso triunfalista de viés eleitoral. Para nós, qualquer aporte de dinheiro público precisa de contrapartidas socioambientais e trabalhistas".

O ginásio da UEPA receberá nesta tarde os presidentes Hugo Chávez, Evo Morales, Fernando Lugo e Rafael Correa em um evento organizado pelo Movimento dos Sem Terra (MST). O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chega não participa do encontro, mas fará um ato público com os outros presidentes apenas na noite desta quinta-feira no centro de convençoes do hangar.

Nenhum comentário: