quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Amazonia.org.br - "A decisão do tribunal foi boa, mas ainda não resolve o problema", diz líder indígena de Raposa Serra do Sol


Por Fabíola Munhoz

Para ele, falta fiscalização para que os fazendeiros não invadam a área

Dionito Macuxi, do povo macuxi que vive em Raposa Serra do Sol declarou que os arrozeiros continuam invadindo as terras contínuas pertencentes aos indígenas conforme já decidido pela maioria dos ministros do STF. Sua declaração aconteceu no encontro entre povos indígenas de nove países da Amazônia, realizado hoje (29), durante as atividades do Fórum Social Mundial.

Segundo ele, "a decisão do tribunal foi boa, mas ainda não resolve o problema. Falta fiscalização para que os fazendeiros não entrem nas áreas que são do nosso povo.

O líder indígena afirmou como outra ameaça a presença do Exército nas fronteiras onde foi reconhecida a posse das terras a seu povo. De acordo com ele, falta aos militares o preparo adequado para lidar com os indígenas sem assustá-los e explicando que sua missão é proteger o território e não agredir. "Algumas vezes, quando os militares entram em nossa área, as crianças passam todo o tempo escondidas na mata ou nos rios, com medo, pelo jeito agressivo como eles atuam", disse Dionito.

Ele ainda informou que a Fundação Nacional do Índio (Funai) de Roraima foi invadida recentemente em protesto dos índios de Raposa Serra do Sol contra a ação de arrozeiros que fornecem alimentos e outros favores a alguns poucos índios para que anunciem à mídia serem contrários a demarcação contínua das terras da região. "É tudo mentira! Queremos as terras a que temos direito, e não migalhas como querem nos dar", concluir Dionito.

Mais sobre o Fórum
Lançado no ano de 2001, em Porto Alegre (RS), o Fórum Social Mundial é um espaço - plural, diversificado, não-governamental e não-partidário- que estimula o debate, a reflexão, a formulação de propostas, a troca de experiências e a articulação entre organizações e movimentos sociais, do âmbito local ao internacional, pela construção de um outro mundo, mais solidário, democrático e justo.

Milhares de pessoas do mundo inteiro se reúnem em Belém (PA) para discutir, entre outros assuntos, questões relacionadas ao meio ambiente, política e direitos humanos. Sempre com o lema "Um Outro Mundo é Possível", o fórum aproveita algumas das principais preocupações mundiais, entre elas o meio ambiente e as mudanças climáticas, para eleger como tema da edição 2009 a Amazônia.

Nenhum comentário: