sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Folha - MST exclui Lula de evento de presidentes


Por ANA FLOR
ENVIADA ESPECIAL A BELÉM (PA)

Em outro encontro, brasileiro reconhece divergências entre países, mas diz que eles são capazes de resolver problemas "à mesa"

Declaração de petista foi uma resposta a críticas recebidas em encontro do MST, que reuniu Chávez, Morales, Lugo e Correa

Em um encontro ontem à noite com Hugo Chávez (Venezuela), Fernando Lugo (Paraguai), Evo Morales (Bolívia) e Rafael Correa (Equador), no Fórum Social Mundial, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva reconheceu divergências entre os países, mas disse que todos eles são capazes de "sentar à mesa" e resolver os problemas.

As declarações foram uma resposta do petista a críticas recebidas à tarde em um encontro com os quatro presidentes -do qual o brasileiro foi excluído-, promovido pelo MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) para discutir a "integração popular" na América Latina.

"Temos divergências, mas é melhor ter divergências e sentar em torno de uma mesa e resolver do que aquele tipo de governo em que parecia que estava tudo bem e era um enganando o outro. Agora é o jogo da verdade", afirmou Lula.

O petista fez questão de citar todos os quatro presidentes e as diferenças entre seus países e o Brasil. Começou por Lugo, que à tarde foi mais duro com o brasileiro. "Lugo sabe que tem divergência com o Brasil. Reconheço que temos divergências, mas nós nos respeitamos para sentar numa mesa e encontrar uma solução que atenda aos interesses dos dois povos", disse.

À tarde, Lugo trouxe à tona as disputas com o Brasil em torno da hidrelétrica de Itaipu. "Não acredito que um tratado leonino firmado no tempo da ditadura [vá nos separar]. Lula não pode dizer não a um preço justo e também à livre disponibilidade dessa energia." Ao falar em "livre disponibilidade", Lugo reforçou a reivindicação pelo direito de vender a quem quiser sua parte gerada pela binacional. Hoje o Brasil fica com 95%.

Já "preço justo" tem a ver com a discussão do preço que o Brasil paga pela energia que compra do Paraguai (45% do produzido em Itaipu), atrelado ao pagamento da dívida que o país vizinho contraiu no governo brasileiro para a construção da hidrelétrica. Ex-bispo, Lugo foi eleito em 2008 e conta com o apoio do MST para mudar o contrato de Itaipu.

À noite, Lula falou ainda sobre como foi atacado quando defendeu Morales em meio à nacionalização do gás boliviano. Disse que chegou a ser chamado de "frouxo". "Eu jamais iria permitir que um metalúrgico de São Paulo fosse brigar com um índio boliviano."

O presidente brasileiro ainda deu por encerrada a divergência com Rafael Correa, em relação ao empréstimo do BNDES ao Equador -em dezembro, em um evento no qual Lula estava presente, Correa criticou o Brasil pelo empréstimo. "Nós tivemos divergência com Rafael Correa. Fomos resolvê-la numa mesa de negociação, cada um respeitando sua soberania."

Ainda afirmou que mantém "possivelmente" a melhor relação com a Venezuela de Hugo Chávez que o Brasil já teve. "Eu ando o mundo defendendo o Chávez, porque todo mundo é contra o Chávez. Quero dizer que tenho orgulho de ser o presidente que mantém possivelmente a melhor relação com a Venezuela que o Brasil já teve."

No evento à noite, os quatro presidentes, que falaram antes de Lula, reforçaram a ideia de que a culpa da crise econômica é dos países desenvolvidos e apontaram como uma solução o socialismo que têm tentado levar adiante em seus países.

No lugar de um debate sobre a crise financeira, o evento acabou virando uma série de discursos dos presidentes, como tradicionalmente ocorre. Mais de 8.000 pessoas compareceram, muitas delas militantes petistas e de centrais sindicais.

O encontro do MST à tarde oficialmente falaria da Alba (Alternativa Bolivariana das Américas), criada por Chávez em 2001 como reação à Alca (Área de Livre Comércio das Américas), e que não tem a adesão do Brasil. Apesar de ser a explicação dada pelo MST para não chamar Lula, a Alba acabou desaparecendo do encontro.

Crédito da imagem:Marlene Bergamo/Folha Imagem

Nenhum comentário: