quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Diário do Pará - Ministro Patrus Ananias chega para participar do Fórum Social Mundial


BELÉM (PA) - O ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, participa na sexta-feira (30/01), às 15h30 (14h30, horário de Brasília), em Belém (PA), da oitava edição do Fórum Social Mundial (FSM). Ele será conferencista na mesa redonda sobre as perspectivas da renda básica na América Latina, quando haverá um debate com o senador Eduardo Suplicy (PT/SP), o prefeito de Santo Antonio do Pinhal (SP), José Augusto Pereira, e estudiosos estrangeiros sobre o tema. O evento acontece no Auditório Setorial Básico n.º 1, da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Nesta quinta-feira (29), o ministro Patrus Ananias já estará em Belém, como integrante da comitiva do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. A agenda presidencial prevê, às 17h30 (16h30, horário de Brasília), uma reunião do presidente Lula com os presidentes Evo Morales (Bolívia), Hugo Chávez (Venezuela), Rafael Correa (Equador) e Fernando Lugo (Paraguai), no Hotel Hilton. Às 19h (18h, horário de Brasília), o presidente Lula se encontra com participantes do Fórum Social Mundial 2009, durante o painel “América Latina e o Desafio da Crise Internacional”, no Hangar do Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, no Bairro Marco.

Fórum Social Mundial - Organizado por um Comitê Internacional formado por 129 instituições espalhadas pelos cinco continentes, o Fórum é um espaço para debates de ideias e troca de experiências entre movimentos sociais, redes de mobilização, ONGs e outras organizações.

O ministro Patrus será conferencista na mesa redonda sobre as perspectivas da renda básica na sociedade civil. A edição de 2009 do evento, que segue até o próximo domingo (01/02), acontece na Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e UFPA.

As três primeiras edições do Fórum (2001, 2002 e 2003), bem como a quinta edição (2005), aconteceram em Porto Alegre (RS). Em 2004, o evento mundial foi realizado pela primeira vez fora do Brasil, na Índia. Em 2006, aconteceu de maneira descentralizada em países de três continentes: Mali (África), Paquistão (Ásia) e Venezuela (Américas). Em 2007, voltou a acontecer de maneira central no Quênia (África).

Participação MDS - Além do ministro Patrus, dois secretários do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) também participam do Fórum. A secretária nacional de Assistência Social, Ana Lígia Gomes, foi convidada para a palestra “O alcance social do Benefício de Prestação Continuada (BPC) no Brasil e os caminhos do benefício na política de assistência social”. O encontro acontece nesta quinta-feira (29), às 15h15 (14h15, horário de Brasília), no campus da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA).

Ana Lígia irá debater com representantes da Universidade Federal do Pará (UFPA), da ONG Instituto de Bioética, Direitos Humanos e Gênero (ANIS) e da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC). O BPC é garantido pela Constituição Federal e paga um salário mínimo às pessoas com deficiência, incapacitadas para a vida independente e para o trabalho, e aos idosos com 65 anos ou mais, que não recebem aposentadoria ou pensão e que não tenham condições de assegurar o próprio sustento. Em 2008, o BPC ultrapassou os 3,3 milhões de atendimentos.

Já o secretário nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Crispim Moreira, estará presente à mesa redonda “Recursos Naturais, Comunidades e Mercados: sobre os caminhos tortuosos do desenvolvimento sustentável na Amazônia”. O debate acontece às 9h (8h, horário de Brasília), também nesta quinta-feira, no auditório do Programa Pobreza e Meio Ambiente (POEMA), no campus da UFPA. No sábado (31), às 8h (7h, horário de Brasília), Moreira é participante do Seminário Internacional de Economia Solidária e Segurança Alimentar.

Nenhum comentário: