terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Envolverde - Fórum de Mídia Livre debate acesso da sociedade aos meios de comunicação


Por Dal Marcondes

As pessoas e os movimentos sociais não precisam mais de intermediação para produzir conteúdos e utilizar meios de comunicação para fazer chegar suas mensagens à sociedade. Segundo Sergio Amadeu, da Faculdade Casper Líbero, o problema não está mais em falar, mas em ser ouvido. Ou seja, há mais de um bilhão de pessoas conectadas à internet em todo o mundo, com milhões de sites e blogs. A luta por esta audiência é feroz e a comunicação produzida de forma alternativa não consegue, ainda, a abrangência necessária para fazer frente, com uma mensagem diferente, aos grandes conglomerados de mídia.

No Fórum de Mídia Livre, que antecedeu o Fórum Social Mundial em um dia, em Belém, o debate em torno da comunicação ficou centrado na necessidade de acesso aos meios de comunicação pela sociedade como forma de democratizar a informação e o conhecimento. Pouco se discutiu sobre a existência de um jornalismo também comprometido com estes ideais, de levar informação de qualidade e com compromisso social. Uma parte importante dos participantes disse acreditar que para existir uma mídia independente, ela deve ser autofinanciada. Isto quer dizer atuar, principalmente, com trabalhos voluntários.

Mesmo com algumas opiniões que indicam a necessidade de um equilíbrio entre o autofinanciamento e a busca de recursos públicos para manter as estruturas das mídias, não ficou muito claro como garantir para a sociedade informação de qualidade e independente e com profissionalismo jornalístico. Entendo que, ao mesmo tempo, garantir a sobrevivência dos profissionais de comunicação que atuam nestas mídias.

Na minha opinião existem duas coisas distintas e que devem ser trabalhadas de forma conjunta e tendo respeitadas as características de cada uma. LEIA O ARTIGO NA ÍNTEGRA NO BLOG DO LEITOR DA ENVOLVERDE (http://leitorenvolverde.blogspot.com)

(Blog da Envolverde)

Nenhum comentário: