sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Diário do Pará - Hidrelétrica de Belo Monte está em fase de estudo ambiental

O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, disse ontem, durante a programação do Fórum Social Mundial, que a implementação da hidrelétrica de Belo Monte está em fase de estudo ambiental e que o projeto atual da usina alaga uma área 80% menor do que a proposta inicial. Minc também apresentou o Plano Nacional de Mudanças de Clima, que pretende reduzir em 80% a emissão, no Brasil, de gás carbônico na atmosfera terrestre.

O ministro esteve em Belém para participar do Seminário Mundial de Mudanças Climáticas, que faz parte da programação do Fórum, e palestrou no auditório da reitoria da Universidade Federal do Pará (UFPA). Ele comentou as principais diretrizes do plano de mudanças climáticas. "Hoje, nós temos um Plano Nacional de Mudanças Climáticas. A primeira versão foi lançada em setembro e nós tivemos muitas críticas, mas aproveitamos as críticas e fizemos o plano avançar", afirmou. O plano foi aprovado pelo presidente Lula em 1º de dezembro de 2008.

Minc disse que as ações preveem a meta ousada de diminuir em 70% as emissões de gás carbônico ou 4,8 bilhões de toneladas de CO2. Para isso, terão prioridade os leilões de fontes alternativas, como a energia eólica e a solar. Minc afirmou que o governo deve aumentar ainda 10% ao ano a participação dos combustíveis de Etanol e do Biodiesel.

Zoneamento

O ministro prometeu ainda concluir o Zoneamento Econômico Ecológico (ZEE) da Amazônia este ano. "O zoneamento é democrático, discutido, votado e possui regras claras de sustentabilidade ambiental", reiterou. "Com relação ao plano de manejo, estamos encaminhando uma forte participação comunitária. Atualmente, os planos são feitos para empresas, sendo que muitos planos são piratas", entende. "Vamos voltar esses planos para a comunidade, incluindo treinamento, qualificação e financiamento". As áreas onde serão implantados os planos devem ser monitoradas via satélite, em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisa Espaciais (Inpe).

O titular do Meio Ambiente anunciou ainda uma ofensiva, em parceria do Ministério da Saúde, contra produtos agrotóxicos usados na agricultura e nocivos à saúde. "Nos próximos dias, vamos oficializar a ação para proibir a venda de agrotóxicos que foram até proibidos no seu país de origem", afirmou.

Amianto
Por fim, ele assinou a portaria que proíbe a utilização de amianto ou de produtos que contenham a substância na realização de obras públicas do ministério. O documento da proibição vale para todos os órgãos que compõem o ministério, como o Instituto Brasileiro de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Agência Nacional de Águas (ANA) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O amianto é inalado e pode causar doenças como câncer de pulmão e mesotelioma, tumor maligno raro.

Nenhum comentário: