segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Envolverde - Obras e manejo na Amazônia serão debatidos no Fórum Social


O Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM) organiza, durante o Fórum Social Mundial, que acontece entre 27 de janeiro e 1º de fevereiro, em Belém (PA), dois eventos relacionados à Amazônia. O primeiro é uma mesa redonda, no dia 28, sobre as obras de infra-estrutura e desenvolvimento na região, com enfoque nas rodovias BR-163 e Interoceânica. No dia 29, é a vez de uma série de palestras sobre gestão e manejo dos recursos naturais, com destaque para iniciativas comunitárias em dois diferentes ecossistemas da Amazônia brasileira, na Bacia do Xingu e no Baixo Amazonas.

A mesa redonda sobre obras de infra-estrutura terá início às 14h30 do dia 28 com uma apresentação sobre a lógica de desenvolvimento para a Amazônia segundo a Iniciativa pela Integração da Infra-estrutura Regional Sul-americana (IIRSA), seguida pelas contraposições da sociedade civil amazônica sobre o tema. Entre os participantes, estarão Guilherme Carvalho, da Fase, Ernesto Raez, do Grupo de Trabajo de la Sociedad Civil para la Interoceánica Sur, e Paulo Moutinho, do IPAM.

A seguir, será a vez da apresentação e discussão de experiências das Rodovias BR-163 e da Interoceânica na região do MAP (região trinacional abrangendo o departamento de Madre de Dios, na Bolívia, o estado do Acre, no Brasil, e o departamento do Pando, no Peru). A visão e os depoimentos do movimento sociais serão abordados por Nilfo Wandescher e Ana Paula, do Consórcio pelo Desenvolvimento Socioambiental da BR-163 (Condessa), e Júlio Barbosa e Guilhermo Diojo, da Iniciativa MAP. No local do evento, haverá exposição de fotos, mapas e publicações.

As palestras sobre gestão e manejo acontecem no dia 29, das 9 às 12 horas, e têm o objetivo de tornar visíveis as diferentes experiências comunitárias executadas através da gestão de produtores familiares em projetos ligados a manejo florestal e pesqueiro nas regiões do Xingu e do Baixo Amazonas. Com tradução simultânea, o evento começa com palestra de Antônio José Bentes, coordenador do Projeto Oficinas Caboclas do Tapajós (OCT) e Francisco Cornélio Rodrigues, presidente da cooperativa da OCT, com o tema Manejo Comunitário dos Recursos Florestais em Terra Firma.

Seguem palestras de David MacGrath, coordenador do Projeto Várzea, sobre o Manejo Comunitário dos Recursos Pesqueiros da Várzea, e de Marcos Rocha, coordenador do Projeto Floresta e Agricultura na Amazônia (Floagri) e Adenilton Paixão, da Canor, sobre Sistemas Integrados de Floresta e Agricultura. A partir das 10h40, haverá apresentações simultâneas de vídeos sobre os projetos apresentados e exposições de banners e móveis das Oficinas Caboclas do Tapajós.

Além das atividades que irá conduzir, o IPAM apoiará seminários e atividades de instituições parceiras como o Conselho Nacional de Seringueiros, a Coordenação das Organizações Indígenas da Bacia Amazônica (Coica) e Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab).

Saiba Mais: http://www.forumsocialmundial.org.br

(Envolverde/IPAM)

Nenhum comentário: