terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Folha - Fórum Social Mundial reunirá cinco presidentes da AL no Pará

DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELÉM
DA ENVIADA A BELÉM

A nona edição do Fórum Social Mundial, que começa hoje em Belém (PA), reunirá os cinco principais presidentes de esquerda da América Latina. Mas eles devem encontrar um clima de cobranças sobre a crise econômica global e a preservação da Amazônia, afirmam os organizadores do encontro.

Estão confirmados, além do presidente Lula, Hugo Chávez (Venezuela), Evo Morales (Bolívia), Rafael Correa (Equador) e Fernando Lugo (Paraguai). Eles devem ficar na capital paraense entre quinta e sexta-feira desta semana.

A organização informou ainda que outros dois chefes de Estado latino-americanos podem participar do encontro: Óscar Arias, da Costa Rica, e Ronald Venetiaan, do Suriname.

Antes, o maior número de presidentes reunidos no fórum ocorreu em 2005, em Porto Alegre (RS), com Lula e Chávez.

"Mas não são eles que dão legitimidade a nós", disse Cândido Grzybowski, do Ibase (Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas), um dos idealizadores do evento. "Nós que damos legitimidade a eles."

Segundo ele, os presidentes foram convidados para responder o que planejam fazer diante dos dois principais temas do fórum deste ano: a "falência" do sistema financeiro mundial e a busca de alternativas de desenvolvimento sustentável.
Para Oded Grajew, também idealizador do evento, os governantes sempre atraem a mídia, o que gera visibilidade.

Além dos presidentes, 12 ministros de Lula devem comparecer -dentre eles, Dilma Rousseff (Casa Civil), possível candidata à sucessão em 2010.
O problema de estadia para os participantes do fórum atingiu até a comitiva do presidente venezuelano Hugo Chávez.
Devido à demora da confirmação da vinda de Chávez, os assessores e os seguranças que prepararam sua chegada não encontraram vagas em hotéis, e por isso foram obrigados a alugar um imóvel em Benevides, a 34 km da capital paraense.
(JOÃO CARLOS MAGALHÃES e ANA FLOR)

Nenhum comentário: