quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

A Tribuna - Marina Silva será palestrante no Fórum Social Mundial

Por Ana Paula Batalha

Mais de 4 mil organizações sociais e indígenas vindas de mais de 150 países se encontrarão, entre 27 de janeiro a 1º de fevereiro de 2009 em Belém, na Amazônia brasileira, para celebrar a nona edição do Fórum Social Mundial (FSM).

O evento conta com cerca de 2.600 atividades, entre assembléias, seminários, oficinas, cerimônias e atividades culturais. Mais de 80 mil pessoas estão inscritas para participar do evento, entre elas a senadora Marina Silva (PT/AC), que será palestrante em diversas mesas.

Em uma palestra, por meio do Pré-Fórum Social Mundial, realizada recentemente, a senadora a ex-ministra do meio ambiente falou da importância da preservação da Amazônia pelo povo brasileiro.

Respondendo ao tema da palestra se "é possível um mundo melhor preservando a Amazônia", ela de imediato respondeu que sim. A senadora afirma ainda que é necessário que o Brasil se una para salvar o que ainda resta, uma vez que a falta de cultivo leva a especulações quanto ao domínio da floresta.

O Fórum Social Mundial é um espaço aberto, não-governamental. Visa estimular o debate descentralizado, a reflexão, a construção de propostas, a troca de experiências e as alianças entre movimentos e organizações interessadas no desenvolvimento de ações concretas rumo a um mundo justo e democrático.

O Conselho Internacional do FSM escolheu celebrar esta 9ª edição do FSM na cidade de Belém, no coração da selva Amazônica. A floresta se estende por nove países do continente: Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela, já que se trata muito mais do que um território: a Amazônia será ela mesma protagonista do acontecimento.

Entre as personalidades aguardadas estão o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Evo Morales e Hugo Chávez.

Inscrições

Dia 17 de janeiro é o novo prazo para a inscrição via online de organizações, indivíduos e imprensa. Quem perder o prazo ainda poderá fazer a inscrição no ato do credenciamento a partir do dia 25, na Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra). O prazo para inscrições de atividades já se encerrou. Informações podem ser obtidas pelo telefone (91) 3222-8530.

Nenhum comentário: