terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Envolverde - Goeldi é agraciado com medalha Francisco Caldeira Castelo Branco


A honraria é concedida todos os anos, no dia do aniversário de Belém, pela Prefeitura Municipal, àqueles que contribuem para o desenvolvimento da cidade.

Agência Museu Goeldi - Com 142 anos, o Museu Paraense Emílio Goeldi, instituição de pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), será um dos agraciados com a medalha do mérito “Francisco Caldeira Castelo Branco”, condecoração concedida pela Prefeitura Municipal de Belém a personalidades e instituições que, ao longo do ano, se destacaram em suas áreas de atuação e contribuíram, de alguma forma, para o desenvolvimento da cidade.

O prêmio, que carrega o nome do fundador de Belém, será entregue pelo Prefeito Duciomar Costa na segunda-feira, dia 12, quando a cidade completa 393 anos. A diretora do Museu Goeldi, Ima Vieira, representará a instituição durante a cerimônia de entrega da honraria que será realizada às 19 horas, no Cine Olympia.

Fundado em 1866, o Museu Goeldi é o terceiro maior do país, com 4,5 milhões de itens tombados em coleções zoológicas, botânicas, geológicas, etnográficas, arqueológicas, audiovisuais, bibliográficas, arquivísticas e didáticas. Parte do acervo é tombada como Patrimônio Histórico Nacional pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Esse acervo possibilita a realização de pesquisas em diversos campos: auxilia instituições governamentais, empresariais e movimentos sociais na execução de projetos de desenvolvimento; preserva a cultura de comunidades indígenas e de populações tradicionais; e subsidia a elaboração de políticas públicas, como a que deu origem à Lista de Espécies Ameaçadas de Extinção do Estado do Pará.

O Museu Goeldi também oferece à sociedade serviços e projetos educativos, dois programas de iniciação científica, um programa de capacitação e cursos que agregam estudantes de nível fundamental e médio, graduação e pós-graduação, nas áreas de zoologia, botânica, ciências ambientais e ciências sociais. A formação de recursos humanos para atuação na Amazônia é objetivo histórico da instituição e tem se acentuado nos últimos anos.

As principais atividades educativas são realizadas no Parque Zoobotânico, que reúne uma importante coleção viva de animais e plantas, muitos ameaçados de extinção. Com mais de 200 mil visitantes por ano, o Parque é uma das principais áreas de lazer e pontos turísticos de Belém. O Museu Goeldi também realiza atividades de pesquisa, educação e assistência social na Floresta Nacional de Caxiuanã, onde mantém a Estação Científica Ferreira Penna, em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.

Todo esse patrimônio e essas atividades são mantidos por cerca de 500 pessoas, dentre servidores, funcionários terceirizados, bolsistas e estagiários, divididos nas áreas de pesquisa, conservação, comunicação e gestão. Juntas, movimentam e fazem funcionar um dos principais museus brasileiros.

(Envolverde/Agência Museu Goeldi)

Nenhum comentário: