sexta-feira, 20 de junho de 2008

OESP - Blairo recua e diz que cede PM para combater desmate

Por João Domingos, BRASÍLIA

Após troca de farpa, governador e ministro selam a paz

Após troca de farpas pela imprensa por causa do desmatamento na Amazônia, o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, e o governador de Mato Grosso, Blairo Maggi (PR), selaram a paz ontem durante encontro em Brasília e prometeram colaboração para combater a devastação. Blairo disse a Minc que fornecerá homens da Polícia Militar para as ações de repressão aos crimes ambientais.

No auge da briga, em maio, Blairo disse que jamais cederia um homem para as tropas que Minc pretendia arregimentar. Agora, o ministro disse que fará de tudo para que os dados sobre a derrubada da floresta levantados pelo sistema Deter passem a ser discriminados, trazendo o que é desmatamento raso e o que é degradação progressiva da floresta, como quer o governador. O sistema Deter, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), alerta para possíveis desmatamentos a partir de imagens de satélite. Mapeia tanto áreas de corte raso como em processo de desmatamento por degradação.

Com a separação dos dados, o governador de Mato Grosso acredita ter condições de provar que o desmatamento em seu Estado tem caído, e não aumentado. Blairo prometeu, ainda, apoio com capacitação técnica às pessoas que vierem a perder o emprego por causa de futuras ações do governo federal contra crimes ambientais, como o fechamento de madeireiras.

“Meu governador, seja bem-vindo. Espero que esse encontro ocorra mais vezes aqui no ministério e no seu Estado”, disse Minc, ao abrir a porta para Blairo. Os dois combinaram que, na primeira quinzena de julho, Minc visitará Mato Grosso. “Será uma visita de pelo menos dois dias para que o ministro possa ver tudo o que há em Mato Grosso, visitar produtores, áreas de proteção. Verá como estamos adiantados na preservação”, disse Blairo.

O encontro ocorreu a pedido do governador. Minc abriu uma brecha no meio da tarde para recebê-lo. E acabou se atrasando para uma reunião de um grupo de ministros com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “Desde que nos encontramos em Belém, no final do mês passado, as agressões acabaram. Naquele dia eu disse ao ministro que desejava colaborar com ele e que, se ficássemos batendo boca, só nos atrapalharíamos”, disse Blairo.


'MT reduziu área desmatada'

Por Eugênia Lopes

O depoimento ontem na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável dos governadores de Mato Grosso, Blairo Maggi (PR), e de Rondônia, Ivo Cassol (PPS), transformou-se em um palanque para críticas à política federal de preservação ambiental.

Em uma audiência que contou com a presença apenas de parlamentares ligados à produção rural, os dois governadores negaram o crescimento do desmatamento em seus Estados.

Blairo tentou rebater os dados do Inpe, que apontam desmatamento no Estado. Ele exibiu transparências que mostram que, entre 2003 e 2007, houve “uma diminuição de 80% em área desmatada” em Mato Grosso.

“Mato Grosso não tem acelerado o desmatamento”, garantiu.

Crédito da imagem: Celso Junior/AE

Nenhum comentário: