quinta-feira, 26 de junho de 2008

Envolverde - Congresso discute diversidade microbiana na Amazônia


Profissionais de todas as regiões do Brasil e dos demais países Amazônicos estarão reunidos até esta sexta, 27, no 2º Congresso sobre Diversidade Microbiana da Amazônia (CDMICRO 2008). O objetivo é promover discussões científicas, troca de resultados técnicos, intercâmbio de conhecimentos atuais, assim como o aumento da interação e de futuras colaborações entre professores, alunos e cientistas.

O evento, realizado a cada dois anos em Manaus, no Amazonas, foi idealizado por um grupo de pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (Inpa), Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/Fiocruz), UEA, e Universidade Federal do Amazonas (Ufam). A programação inclui apresentações orais, mesas redondas, exposição de pôsteres e simpósios.

Na quinta-feira 26/06, a partir das 9h, a professora Sandra Zanotto, do Mestrado em Biotecnologia e Recursos Naturais da UEA, participa como coordenadora do Simpósio 3: Diversidade Microbiana: obtenção de bioprodutos e processos de purificação e apresenta simpósio com o tema Seleção de Fungos Amazônicos produtores de lipases ligadas ao micélio para aplicações em biocatálise.

Ainda na quinta, a partir das 14h, o professor Ademir Castro e Silva, coordenador do Mestrado em Biotecnologia e Recursos Naturais da UEA, fala sobre Caracterização Descritiva da Coleção de Fungos Amazônicos do Programa de Pós-graduação em Biotecnologia da UEA. Na sexta, às 9h, o professor João Vicente Braga, da Fundação de Medicina Tropical/UEA, participa de mesa-redonda abordando o tema Micoses superficiais na Amazônia.

A região Amazônica abriga uma das maiores diversidades biológicas e microbiológicas do mundo e representa cerca de 60% do território brasileiro, abrangendo os Estados do Acre, Amapá, Amazonas, Rondônia, Roraima, Mato Grosso, Pará, Tocantins e o Oeste do Maranhão.

A floresta desempenha papel fundamental para a manutenção do equilíbrio climático e hidrológico do planeta, além de contar com uma população de 20 milhões de pessoas. Desta forma, existe uma busca não somente por resultados que contribuam para o saber científico e tecnológico, mas também a procura de propostas e soluções criativas para os problemas da Amazônia e do Brasil.

(Envolverde/Governo do Estado do Paraná )

Nenhum comentário: