quarta-feira, 18 de junho de 2008

Envolverde - Curso Introdutório para Gestores de Unidades de Conservação na Amazônia começa no Acre


Por Redação WWF-Brasil

WWF-Brasil e Instituto de Pesquisas Ecológicas (Ipê) promovem, entre os dias 17 a 26 de junho, em Rio Branco (AC), mais uma edição do "Curso Introdutório de Gestão de Unidades de Conservação da Amazônia”. A iniciativa, que já beneficiou direta e indiretamente mais de 100 UCs e tornou-se uma referência no Brasil, contará com a presença de 25 participantes que serão capacitados a auxiliar a consolidação das unidades de conservação criadas pelo Programa Arpa (Áreas Protegidas da Amazônia) e fortalecer a gestão das demais existentes na Amazônia.

O curso abordará noções básicas e orientações para a gestão de unidades de conservação, integrando questões sociais e ambientais relacionadas à paisagem e ao contexto regionais. Durante dez dias, serão abordados temas como: evolução dos problemas ambientais no Brasil e na Amazônia, legislação referente às unidades e políticas públicas.

O curso – que foi elaborado com o apoio de representantes do Ibama, do Ministério do Meio Ambiente e de OEMAs e ONGs dos estados do Amapá, Acre e Amazonas – já teve edições em todos os estados que compõem a Amazônia Legal.

É o quinto ano consecutivo que a WWF Brasil e o IPÊ promovem os cursos. Cerca de 250 pessoas já foram capacitadas e sua realização e continuidade são inspiradas no fato de serem imprescindíveis os esforços de capacitação de recursos humanos, especialmente diante da atual tendência de renovação do corpo técnico para a implementação das áreas protegidas. Em 2008, estão previstos mais dois cursos introdutórios nos meses de agosto e outubro.

(Envolverde/WWF)

Nenhum comentário: