sábado, 28 de junho de 2008

Folha - A Amazônia é nossa. Nós quem?

Opinião
Por CLÓVIS ROSSI

SÃO PAULO - A Amazônia é nossa e ninguém tasca, já disse o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para delírio dos patriotas.

Mas quem somos "nós", os donos da Amazônia? Nem o Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) sabe, conforme levantamento que o excelente repórter Eduardo Scolese trouxe ontem para a manchete desta Folha.

Mais exatamente: 14% da Amazônia é de "ninguém". Coloquemos um pouco de comparações nessa história: os 14% eqüivalem aos Estados de São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul, juntos, ou ao dobro do tamanho da Alemanha.

O Incra tampouco sabe, relata Scolese, o que está sendo produzido, plantado ou devastado nessas terras públicas da União.

Aí aparece algum "gringo" sem superego e diz que a Amazônia não é só do Brasil, mas do mundo todo, e o "patrioteirismo" sai em busca da jugular do cidadão.

Não faz sentido. Pelos dados agora divulgados, pelo menos 14% da Amazônia já é do "mundo todo" ou de "ninguém", o que, no fundo, dá na mesma. Fora uma porcentagem desconhecida que é propriedade de estrangeiros.

Bravatas sobre a Amazônia podem satisfazer o ego de quem as produz. Mas a região só será "nossa" quando o país demonstrar que nem é terra de ninguém nem é o paraíso das motosserras.

Deu a louca na política no mundo. Olivier Besancenot é o melhor opositor para o presidente Nicolas Sarkozy, diz pesquisa do jornal "Le Figaro". Besancenot vem a ser o líder da Liga Comunista Revolucionária, trotskista, nunca antes eleita neste mundo.

O Partido Trabalhista britânico, do premiê Gordon Brown, ficou em quinto lugar em eleição local. Perdeu até dos neofascistas. Quinto lugar em um sistema virtualmente bipartidário parece até piada pronta.

Nenhum comentário: