segunda-feira, 30 de junho de 2008

Envolverde - Operação Marechal destrói 270 fornos de carvão irregulares em Rondon do Pará


Por Christian Dietrich, do Ibama

Brasília - Fiscais do Ibama e policiais militares do Batalhão de Polícia Ambiental que participam da Operação Marechal destruíram esta manhã 270 fornos de carvão irregulares em Rondon do Pará, no sul do estado. Nas últimas duas semanas de ações de fiscalização foram lavrados 12 Autos de Infração, com multas no total de R$ 2.292.098,70. Além dos fornos destruídos, a equipe embargou as atividades de outros 403, apreendendo 230 metros de carvão.

No município, desde segunda-feira (16), os fiscais já foram a oito dos setenta polígonos de desmatamento com área superior a 100 hectares apontados pelos sistemas Deter, Prodes e pelo Imazon no município, autuando e embargando atividades em 2224 hectares de áreas desmatadas ilegalmente. Um dos desmatamentos autuados tem mais de 900 hectares, apenas nesse a multa chegou a R$ 1.465.000, mais 120 mil pelos fornos que estavam funcionando no local.

Segundo o coordenador da operação, Givanildo Lima, “os fornos encontrados na região estão nos desmatamentos e tem relação direta com eles, esperamos autuar os responsáveis por todos os setenta polígonos até o fim da operação”. Já foram apreendidos três tratores, três caminhões, e 16 motoserras nas ações. Os fiscais também estiveram em três serrarias, mas encontraram indícios de irregularidades apenas no pátio de uma delas, onde realizam levantamento e cubagem da madeira.

Sob coordenação da Divisão de Fiscalização da Superintendência do Ibama no Pará, a Operação Marechal é uma das ações do Plano de Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia, que integra esforços de 13 ministérios e da Casa Civil, com objetivo de conter a destruição da floresta na região.

(Envolverde/Ibama)

Nenhum comentário: