terça-feira, 17 de junho de 2008

Envolverde - Embrapa elabora programa integrado de pesquisas para a Amazônia


Por Dulcivânia Freitas, da Embrapa

Representantes dos seis centros de pesquisa da Embrapa na região Norte (Acre, Amapá, Roraima, Rondônia, Pará e Amazonas) participaram de um workshop de elaboração do Plano Diretor das unidades da Embrapa, nos dias 9 e 10 deste mês, em Manaus. O objetivo foi definir as prioridades da pesquisa agropecuária para a região nos próximos quatro anos, mas focado no prazo de 15 anos, conforme prevê o Plano Diretor da Embrapa (PDE). Pela Embrapa Amapá, estiveram no encontro o chefe-geral Silas Mochiutti, o chefe de Pesquisa José Antônio Leite de Queiroz e o pesquisador Rogério Alves.

Desde que o PDE foi concluído, em abril deste ano, ficou claro que os desafios para o desenvolvimento da Amazônia exigem da Embrapa a criação de um programa de pesquisa integrado, a ser realizado pelas seis unidades existentes na Região. O evento teve a participação da diretora-executiva da Embrapa, Tatiana Sá, de diretores da Secretaria de Gestão Estratégica
da Embrapa (SGE), de técnicos da Macroplan - empresa contratada pela Embrapa para orientar na produção do documento -e da técnica convidada da sede Embrapa, Minelvina Freitas.

De acordo com o chefe da SGE, Evandro Mantovani, devido às particularidades e desafios da Amazônia e as demandas da Embrapa para esta região, decidiu-se reunir os esforços para se produzir um programa de pesquisa comum para toda a região. As unidades agora vão discutir nos seus Planos Diretores, quais as áreas que terão maior competência para contribuir nesse programa.

A finalidade do programa integrado, segundo Mantovani, será reduzir esforços, evitar a repetitividade de ações e de mão-de-obra para que seja facilitada a execução das tarefas compatíveis com a missão da Embrapa. "Na gestão atual da Embrapa incentivamos a cooperação, ao invés da competitividade entre as unidades. Temos que sair da visão fragmentada, queremos ver a convergência das ações para a Amazônia", afirmou Mantovani.

Durante o evento, cada unidade apresentou o resultado da análise do ambiente externo. Pelo Amapá, o chefe-geral Silas Mochiutti mostrou dados da realidade do Estado e da Embrapa Amapá, revelando oportunidades, ameaças e demandas de apoio para melhorar o desempenho deste centro de pesquisa ecorregional. No Amapá, foram aplicados questionários aos empregados da unidade e também a instituições parceiras, como Prefeituras, instituições de ensino superior e de pesquisa, órgãos de fomento e extensão rural e escolas agrotécnicas.

Conforme o modelo de questionário elaborado pela Macroplan, a Embrapa buscou identificar a percepção que o público tem a respeito da Embrapa. O resultado desse trabalho será divulgado no segundo semestre de 2008, quando todas as unidades da Embrapa já deverão ter concluído seus Planos Diretores.

(Envolverde/Embrapa)

Nenhum comentário: