quinta-feira, 19 de junho de 2008

Envolverde - O exemplo do arroz e experiências na Amazônia


Agência FAPESP – O clima global sob o ponto de vista da ciência social será um dos temas debatidos no próximo sábado (21) na programação cultural da exposição Revolução Genômica.

Às 15 horas, o antropólogo cubano naturalizado norte-americano Emilio Moran, da Universidade de Indiana (EUA), apresentará a palestra “Expansão internacional da antropologia ambiental: experiências na Amazônia”.

Às 11h do domingo (22/06), a bióloga norte-americana Robin Buell, da Universidade Estadual de Michigan (EUA), aborda o tema “Arroz: um exemplo de como a genômica pode mudar as abordagens da ciência”.

As duas palestras são gratuitas e ocorrerão no auditório anexo ao Pavilhão Armando de Arruda Pereira, antiga sede da Prodam, no Parque do Ibirapuera (portão 10), em São Paulo, onde está em cartaz a exposição científica. A programação cultural da mostra Revolução Genômica está a cargo da revista Pesquisa FAPESP.

Professor de antropologia e diretor do Centro Antropológico para Treinamento e Pesquisa em Mudanças Ambientais Globais da Universidade de Indiana, Moran foi um dos primeiros a lançar um olhar de cientista social sobre o debate do aquecimento global, por muito tempo confinado ao âmbito da meteorologia.

Estudioso do Brasil, é autor de vários livros sobre a Amazônia e o impacto das mudanças ambientais. Participa também do Experimento do LBA, o principal projeto de pesquisa internacional sobre a floresta tropical.

Pesquisadora do Departamento de Biologia Vegetal da Universidade Estadual de Michigan, Robin Buell estuda aspectos genômicos da biologia vegetal e dos patógenos que atacam as plantas.

Ela teve participação importante nos trabalhos de montagem e de anotação do genoma de duas importantes culturas agrícolas, o arroz e a batata. O genoma do arroz é considerado modelo para o estudo do DNA de outros cereais.

Mais informações: http://www.revistapesquisa.fapesp.br
Crédito da imagem: Embrapa

(Envolverde/Revista Pesquisa Fapesp)

Nenhum comentário: