quinta-feira, 19 de junho de 2008

Envolverde - Minc participa do lançamento da plataforma socioambiental do FBOMS


Por Daniela Mendes, do MMA

O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, participou no início da noite desta quarta-feira (18), em Brasília, do evento de lançamento da Plataforma Socioambiental 2008 do FBOMS - o Fórum Brasileiro de ONGs e Movimentos Sociais para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento. A publicação, que marca os 18 anos de criação do fórum, reúne uma avaliação da conjuntura socioambiental brasileira e internacional, elaborada pelos 15 Grupos de Trabalho do FBOMS, assim como propostas para a sustentabilidade.

Minc parabenizou a iniciativa e se colocou à disposição das entidades ambientalistas para discutir ao longo de sua gestão propostas de políticas públicas e ações de governo voltadas para o meio ambiente.

Disse ainda que pretende dar mais agilidade e transparência aos processos de licenciamento ambiental, ampliando, no entanto, o rigor das medidas."Não há contradição entre ser eficiente, transparente e ter agilidade", afirmou.

Questionado sobre as ações do MMA em relação ao Cerrado e aos transgênicos, o ministro adiantou que está negociando com o governo federal a liberação de recursos para políticas sustentáveis na Mata Atlântica, no Cerrado e no Pantanal e, também, que solicitou reunião com representantes dos ministérios de Ciência e Tecnologia e Saúde, para articular ações que garantam maior eficiência na fiscalização dos transgênicos no País.

Ele também fez um breve balanço de suas ações à frente da pasta do meio ambiente como a assinatura, pelo presidente Lula, de decretos criando três unidades de conservação; a manutenção da medida do Conselho Monetário Nacional que limitará o crédito na região amazônica daqueles que estão com as propriedades irregulares; a renovação da moratória da soja na Amazônia por mais um ano; a conclusão do Zoneamento Ecológico Econômico da Amazônia até 2009, entre outras anunciadas nas últimas três semanas desde que foi empossado no cargo de ministro.

(Envolverde/MMA)

Nenhum comentário: