terça-feira, 10 de junho de 2008

Envolverde - Ibama planeja mais de 100 operações para combater desmatamento na Amazônia


Por Redação da Agência Brasil

Brasília - Para combater o aumento do desmatamento na Amazônia na época da seca, o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) pretende realizar, entre junho e julho deste ano, mais de 100 operações em conjunto com a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal, o Exército Brasileiro, o Instituto Chico Mendes, a Fundação Nacional do Índio (Funai), e os orgãos estaduais de meio ambiente.

Segundo o diretor de Proteção Ambiental do Ibama, Flávio Montiel, como a falta de chuvas facilita a retirada de madeira da floresta, o Ibama já faz um planejamento específico para a época de seca da Amazônia, que se estende de maio até setembro.

Montiel disse que as operações serão orientadas pelas imagens de satélite do sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter), visando áreas onde aconteceu desmantamento nos últimos 15 dias.

Além das ações para impedir a derrubada de árvores, o Ibama pretende autuar estabelecimentos que comercializam a madeira retirada ilegalmente. “Associado a essa ida a campo para combater o desmatamento na origem, nós vinculamos essa área às madeireiras e serrarias que estão recebendo madeira que vem da floresta”, acrescentou Montiel.

O diretor de Proteção Ambiental do Ibama ressaltou ainda que as ações de combate ao desmantamento estão associadas a medidas que gerem alternativas de renda às populações.

“Associado às operações Arco de Fogo e Guardiões da Amazônia está a operação Arco Verde que inclui um conjunto de medidas de fomento ao desenvolvimento sustentável da região, ao ordenamento territorial e a ações emergenciais de caráter social”, explicou.

(Envolverde/Agência Brasil)

Nenhum comentário: