sexta-feira, 27 de junho de 2008

Envolverde - Guardiões da Amazônia autua 10 fazendas por desmatamento em Altamira/PA


Por Luciana Almeida, do Ibama

Belém – Mais de 2,7 milhões foram aplicados em multas a proprietários de dez fazendas por desmatamento, na tarde de ontem, nos municípios de Altamira e Uruará, no Pará. As áreas somadas totalizam cerca de 1,8 mil hectares de mata nativa desmatadas.

De acordo com o coordenador da operação Guardiões da Amazônia, Alessandro Queiroz, que assumiu nesta semana a segunda etapa da ação no município, um dos principais objetivos do Ibama no local é prosseguir com as vistorias nas demais fazendas identificadas pelo Sensoriamento Remoto do Instituto. “O nosso mapeamento feito no início da operação continua sendo cumprido e visa atingir os objetivos estabelecidos no nosso Plano de Prevenção e Combate ao Desmatamento na Amazônia (PPCDAM)”, afirma Alessandro.

Queiroz calcula que com mais essas dez autuações, o valor total das multas aplicadas no município ultrapassam os R$7,9 milhões. “E a esse resultado acrescenta-se a apreensão de 8,2 mil m³ de madeira e mais de 3 mil hectares de polígonos de desmatamento vistoriados”, conclui.

Balanço da Guardiões da Amazônia e Arco de Fogo em Altamira

As operações Guardiões da Amazônia e Arco de Fogo, do Ibama e Polícia Federal (PF) em parceria com a Força Nacional de Segurança e Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Pará, foram iniciadas em Altamira no dia 26 de maio, como resultado do PPCDAM, plano anual que reúne mais de onze Ministérios para o planejamento de ações que visam o combate efetivo ao desmatamento.

As equipes vistoriaram 47 madeireiras, empresas de extração mineral, fazendas e outros estabelecimentos relacionados aos crimes ambientais. Foram lavrados 34 autos de infração e apreensão de duas balsas, um empurrador, um rebocador, dois tratores, uma motosserra e sete caminhões (sendo quatro com julietas).

(Envolverde/Ibama)

Nenhum comentário: