
Por Daniela Garcia Collares, da Embrapa
Embrapa Rondônia integra projeto de espécies florestais na Amazônia
Atividades de pesquisa com zoneamento edafoclimático, ou seja, a relação planta-solo-clima, para plantio de espécies florestais de rápido crescimento na Amazônia, visando estabelecer banco de dados informatizado para a seleção de sítios, ou seja, de locais ou regiões mais adequados a este plantios atividades fazem parte do projeto “Zoneamento edafoclimático para plantios de espécies florestais na Amazônia conduzido pela Embrapa Amazônia Ocidental (Manaus/AM), , nos estados de Rondônia, Roraima, Amapá, Pará e Amazonas.
Em Rondônia inicialmente foram estudadas 16 espécies destacando-se Andiroba, Bandarra, Pinho Cuiabano, Sumaúma, Táxi Branco, Eucaliptus e Teca. Os resultados possibilitaram conhecer o desempenho inicial das espécies florestais e as que apresentam potencial para plantios em florestamento ou reflorestamento na região, diz o pesquisador da Embrapa Rondônia, Abadio Hermes Vieira, responsável por estas atividades.
O plantio de espécies florestais adaptadas pode reduzir a pressão de exploração sobre as florestas nativas, o que contribui para a preservação da biodiversidade, sendo uma excelente opção ecológica de utilização da terra, em função do papel da árvore na melhoria e recuperação da qualidade do solo e proteção contra a erosão.
Na Amazônia ainda são poucos os plantios comerciais, devido à falta de conhecimento cientifico sobre o comportamento das espécies nativas e exóticas na região e a pouca disponibilidade de sementes de boa qualidade. Em função disso, ressalta Abadio, cresceu a importância dos plantios florestais na Amazônia, que surgem agora em função, da necessidade de recuperar áreas degradadas e da crescente escassez de matéria-prima.
Vários plantios estão sendo executados no Estado, entretanto, salienta o pesquisador, ainda existem poucas informações sobre as espécies mais adequadas para cada área implantada.
Para isso a Embrapa Rondônia, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, desenvolve atividades de pesquisa na área florestal visando atender a grande demanda da região amazônica.
(Envolverde/Embrapa)
Nenhum comentário:
Postar um comentário