terça-feira, 10 de junho de 2008

Envolverde - Modelagem ambiental na Amazônia é tema de evento em Petrópolis


Integrantes da maior iniciativa científica já implementada pela indústria do petróleo na Amazônia estarão reunidos até nesta quarta-feira (11) na 1ª Oficina Piatam de Modelagem Ambiental na Amazônia. O evento ocorre no Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC/MCT), em Petrópolis (RJ), e discute temas das áreas de modelagem atmosférica, hidrodinâmica e dispersão de poluentes, fundamentais para a atuação da indústria de petróleo na maior floresta tropical do mundo.

Financiados pela Petrobras e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep/MCT), os projetos Piatam e Piatam Mar integram a chamada Série Piatam, cujos pesquisadores também participam do desenvolvimento dos estudos ao lado das maiores instituições de pesquisa e ensino brasileiras. Com o objetivo de fazer o monitoramento socioambiental na região, a Série Piatam reúne, hoje, mais de 600 pesquisadores de dez instituições e oito universidades brasileiras.

As pesquisas de modelagem são fundamentais dentro dos projetos da Série Piatam, pois são os modelos computacionais desenvolvidos pelos pesquisadores que podem ajudar a evitar impactos ao ambiente no caso de contingências da indústria de petróleo na Amazônia.

O objetivo dos pesquisadores é ter, no futuro, salas de situação interativas onde os modelos espaço-temporais possam ser integrados aos demais dados bióticos e abióticos coletados pelos diversos grupos de pesquisa da série Piatam sobre os ecossistemas amazônicos. Com isso será possível detectar as conseqüências de um derramamento de óleo, por exemplo, considerando a distribuição e sensibilidade dos habitats aquáticos potencialmente atingíveis.

O professor Luiz Landau, coordenador do Laboratório de Métodos Computacionais em Engenharia da Coppe/UFRJ, disse que foram feitas cerca de 100 inscrições. Para ele, a idéia do evento não é apenas apresentar as pesquisas e suas aplicações, mas discutir a modelagem com parceiros de áreas correlatas para agregar conhecimento em prol da modelagem ambiental na Amazônia.

O evento mostra ainda como as aplicações da modelagem darão subsídios para a área de Segurança, Meio Ambiente e Saúde (SMS) da Petrobras. A programação prevê uma palestra monstrando como as pesquisas da Modelagem Computacional do Piatam auxiliaram de fato nas situações de emergência ocorridas na zona costeira amazônica, área de abrangência do projeto Piatam Mar, incluindo a costa do Maranhão, Amapá e Pará. Já o Piatam estuda o trecho do rio Solimões, de Manaus até Coari.

Em todos os projetos da Série Piatam, incluindo o Piatam e o Piatam Mar, as informações coletadas em campo de distintas áreas do conhecimento são integradas num banco de dados georreferenciado. São gerados então mapas de sensibilidade ambiental e modelos para a redução de possíveis impactos ambientais para cada região. Por meio da Série Piatam, a Petrobras investe na melhoria de laboratórios e coleções científicas dos parceiros envolvidos, além de promover a formação e capacitação de novos cientistas para a região Amazônica.

Serviço:
1ª Oficina Piatam de Modelagem Ambiental na Amazônia
Data: 9 a 11 de junho de 2008
Local: Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) / Petrópolis(RJ)
Mais informações: omaa.2008@lamce.coppe.ufrj.br
http://www.lamce.coppe.ufrj.br/evento/omaa.2008/home_br/index.php

(Envolverde/MCT)

Nenhum comentário: