quarta-feira, 11 de junho de 2008

Envolverde - Zoneamento econômico-ecológico da Amazônia deve ser concluído em 2009, diz Minc


Por Bruno Bocchini, da Agência Brasil

São Paulo - O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, disse nesta terça-feira (10) que o zoneamento econômico e ecológico da Amazônia deve ser concluído em 2009. De acordo com Minc, os estados do Acre e de Rondônia já concluíram os seus zoneamentos. Maranhão, Mato-Grosso e Pará estão na fase final.

"Ter o zoneamento concluído é um bom canal de negociação com o agronegócio, que quer regras claras e definidas: o que pode, onde pode e como pode”, afirmou o ministro na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

Para Minc, a Amazônia não é um lugar apropriado para a produção de cana-de-açúcar para o etanol, em razão de estar longe dos grandes centros e não ter solo adequado.

Questionado sobre a formação da Guarda Nacional Ambiental, o ministro disse que já há disponibilidade de 500 homens, cedidos pelo ministro da Justiça, Tarso Genro.

Entretanto, Minc afirmou que só depois de uma nova reunião com Tarso é que serão definidas a data em que a guarda deve começar a atuar e a sua composição.

“A idéia é ter um núcleo concursado para trabalhar junto com batalhões florestais de cada estado”, disse.

(Envolverde/Agência Brasil)

Nenhum comentário: