quinta-feira, 26 de junho de 2008

Envolverde - Ibama capacita mais 40 fiscais para atuarem no combate ao desmatamento na Amazônia


Por Christian Dietrich, do Ibama

Brasília,- O Ibama está capacitando mais 40 analistas ambientais para exercerem as atividades de fiscalização, entre os dias 23/06 e 05/07, em Cuiabá, MT. Quase todos os participantes do curso de fiscalização ambiental são lotados em unidades do Ibama nos estados da Amazônia Legal, o treinamento visa, além da capacitação dos servidores, a intensificação das ações de combate ao desmatamento na região, que tem atuação prioritária nos 36 municípios campeões na destruição da floresta, nos estados do Mato Grosso, Pará e Rondônia.

O curso de fiscalização, com carga horária de 102 horas, é composto de várias palestras cujos temas vão desde assuntos como doenças tropicais, relacionamento com a mídia, sensoriamento remoto, mediação de conflitos, até temas mais específicos, como legislação ambiental , e voltados para a prática da fiscalização ambiental nas diversas áreas de atuação dos fiscais do Ibama, como flora, fauna, pesca e aqüicultura, atividades poluidoras e biopirataria, entre outras, e estudos de casos. A capacitação também inclui atividades em campo como a realização de barreiras, visitas técnicas a estabelecimentos industriais e a medição de madeira serrada e em toras.

O superintendente do Ibama em Mato Grosso, Paulo Maier, aponta a importância da formação dos servidores do órgão na região, “com este curso, praticamente todos os analistas ambientais admitidos nos concursos de 2002 e 2005 , na Superintendência no Mato Grosso, estarão incluídos na Portaria de Fiscalização, vários deles já tem experiência de campo, e o curso vem para aprimorar a sua atuação”. Maier destaca o empenho do Ibama, cuja Diretoria de Proteção Ambiental investe na capacitação dos servidores como forma de intensificar o combate ao desmatamento na Amazônia.

O curso acontece no Veneza Palace Hotel, localizado à Avenida Cel. Escolástico, no centro de Cuiabá, MT.

(Envolverde/Ibama)

Nenhum comentário: