segunda-feira, 9 de junho de 2008

Envolverde - Via Campesina e Greenpeace pedem veto ao projeto que reduz proteção da Amazônia


Um grupo de entidades que defendem a preservação do meio ambiente, como a Via Campesina e o Greenpeace, estão pressionando os deputados para que rejeitem o projeto conhecido como “Floresta Zero”. A iniciativa autoriza a derrubada de até 50% da vegetação nativa em propriedades privadas na Amazônia. Hoje, o limite é de 20%.

O projeto, de autoria do senador Flexa Ribeiro (PSDB/PA), já passou pelo Senado e agora tramita na Câmara dos Deputados. Se aprovado, também será permitido que, por exemplo, o responsável por um desmatamento realizado no Pará possa compensar sua ação com o plantio de árvores no Rio de Janeiro.

Ambientalistas e movimentos sociais temem que a medida agrave ainda mais o quadro de destruição da Amazônia. Só nos últimos 40 anos, já foi derrubada cerca de 700 mil km² da área original de floresta, o equivalente a quase três estados de São Paulo.

Para Marciano Toledo, integrante da Via Campesina, o projeto trará conseqüências ruins para o país, pois atenta contra o meio ambiente e os povos que vivem na região Amazônica.“Atentam não só sobre, vamos dizer assim, a soberania dos povos da Amazônia, dos povos das comunidades tradicionais, mas da soberania do próprio país, porque libera e facilita o acesso às grandes empresas tradicionais à aquisição de terras.” De acordo com Toledo, grandes empresas irão desmatar áreas da Amazônia para o cultivo de milho, cana de açúcar e soja.

(Envolverde/Brasil de Fato)

Nenhum comentário: