quinta-feira, 5 de junho de 2008

Envolverde - Pesquisadores discutem Programa de Restauração Florestal do Pará


No decorrer do dia 06 de junho, em Belém, representantes de instituições de pesquisa e ensino falarão das possibilidades e desafios referentes ao Programa "Um bilhão de árvores para a Amazônia"

Como parte da programação da Semana de Meio Ambiente, o Governo do Pará realiza nesta sexta-feira, dia 06 de junho, o seminário "Restauração Florestal no Estado do Pará: desafios técnicos e científicos".

Promovido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Pará (Idesp), o evento resultará na construção de um plano técnico, que deve apoiar a implantação do Programa Estadual de Restauração Florestal e o "Um Bilhão de Árvores para a Amazônia", lançado no último mês de maio.

Estarão presentes no Seminário representantes de instituições como o Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), a Embrapa Amazônia Oriental, o Instituto de Desenvolvimento Florestal do Estado do Pará e as Universidades Federais do Pará (UFPA) e Rural da Amazônia (UFRA).

Um Bilhão de Árvores para a Amazônia – De acordo com a Sema, o Programa de Restauração Florestal deve articular um conjunto de políticas públicas que se desdobrarão em projetos e atividades locais, voltadas ao ordenamento territorial e à pactuação de uma matriz fundiária compatível com a legislação ambiental e as perspectivas de desenvolvimento sustentável para o Estado do Pará.

Além de ações como o reflorestamento com espécies nativas, ganham força na agenda governamental estratégias como o Zoneamento Ecológico-Econômico, o Cadastro Ambiental Rural, o Plano Estadual de Mudanças Climáticas e a Regularização ambiental de indústrias de base florestal, de imóveis e assentamentos rurais, entre outras.

"Mais do que plantar árvores, esta iniciativa busca plantar a possibilidade de manutenção e restauração de uma floresta que é a base de vida de uma imensa maioria de amazônidas e de uma oportunidade de desenvolvimento para a região", garante a secretaria.

Serviço: O Seminário "Restauração Florestal no Estado do Pará: desafios técnicos e científicos" será realizado no Parque Zoobotânico do Museu Goeldi, com início previsto para as 08h30m. O evento é destinado a pesquisadores, técnicos do Governo Estadual e instituições afins.

(Envolverde/Assessoria)

Nenhum comentário: