quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

O Globo - Operação busca no Pará mil toras de madeira estocadas ilegalmente

Por Ronaldo Brasiliense e Evandro Éboli
TAILÂNDIA (PA) e SINOP (MT)

Denúncia pode levar à maior apreensão feita pelo Ibama nos últimos anos

A Operação Arco de Fogo, de combate aos desmatamentos na Amazônia, sai a campo hoje em Tailândia à procura de mil toras de madeira estocadas ilegalmente.

Se a denúncia sobre a existência de toras cortadas sem autorização for confirmada, será a maior apreensão de madeira feita pelo Ibama nos últimos anos fora dos pátios das serrarias da região.

Integrada por oficiais e soldados da Força Nacional de Segurança, delegados e agentes da PF e fiscais do Ibama e da Secretaria de Meio Ambiente do Pará, a ação será realizada numa fazenda a 31 quilômetros do centro de Tailândia, quase na divisa com o município de Goianésia.

A operação ocupou ontem mais duas madeireiras: a Taiplac — onde a Operação Guardiões da Amazônia apreendeu há duas semanas 5,2 mil metros cúbicos de madeira sem documentação — e a Madeflora. As duas serão multadas por manterem estoques de madeira ilegal, sem plano de manejo florestal sustentável nem nota fiscal.

Em Sinop, quatro madeireiras foram embargadas Em Sinop, sem todo o aparato e a presença ostensiva de agentes da PF e da Força Nacional de Segurança enviadas ao Pará, um pequeno grupo de 20 fiscais do Ibama tem atuado na repressão à extração ilegal de madeira no norte de Mato Grosso. Nas últimas semanas, os fiscais aplicaram multas num total de R$ 1,6 milhão.

Desde janeiro, fiscais apreenderam 31 caminhões e retiveram 2,2 mil metros cúbicos de madeira — 1,4 mil em toras.

Quatro madeireiras foram embargadas e estão proibidas de funcionar. Uma delas, a Plaza, foi autuada e fechada ontem. Na madeireira, os fiscais encontraram diversas irregularidades e lacraram as máquinas que serram as toras e as transformam em ripas e outros produtos.

Policiais ainda se deslocam para iniciar a Operação Arco de Fogo em Mato Grosso. Em função da concentração das ações no Pará, a fiscalização deve começar nos municípios matogrossenses amanhã.

Nenhum comentário: