quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

OESP - Manoel possui 50 hectares e nenhum documento

Por João Domingos

Tailândia (PA) - Em 1992, o lavrador Manoel Santana Pina, então com 39 anos, ocupou um pedaço de terra numa área conhecida por Serra Negra, em Tailândia, a cerca de 3 km da PA-150, que liga Belém ao sul do Pará. Em 2000, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) apareceu por lá para regularizar as terras e distribuí-las aos posseiros. Foi feito então o Assentamento Serra Negra. Manoel ganhou 50 hectares. Mas nunca recebeu documentos do Incra.

Hoje com 55 anos, Manoel continua esquecido. Sem a documentação, analfabeto, tem dificuldades para pedir financiamento. Uma vez, não se lembra mais quando, conseguiu algo em torno de R$ 2 mil do Fundo Constitucional do Norte (FCN), dado a posseiros. A dívida cresceu. “Lutei até dar conta de pagar. Hoje não devo nada”, disse ele.

“Gostaria de fazer novo financiamento, agora para comprar algum gadinho, porque pasto eu tenho, mas não sei como.” Como eles não têm documentação nenhuma, até hoje sua mulher, Josefa Rios Pina, de 57 anos, não conseguiu encaminhar a papelada para pedir aposentadoria.

DIA DE TRAPALHADAS

Ontem, os fiscais do Ibama não encontraram nem rastro de uma imensa carga de madeira que estava escondida além da margem esquerda do Rio Moju, a cerca de 30 km do centro de Tailândia. Quando o helicóptero do Ibama sobrevoou a área, os agentes perceberam que não havia mais nada lá. Na semana passada, as autoridades do governo avaliaram que madeireiros tinham escondido no local pelo menos 5 mil metros cúbicos, carga que encheria 250 caminhões. A busca infrutífera atrás da madeira fez o Ibama e seus parceiros de operação perderem mais de duas horas.

O comboio seguiu em frente até encontrar a empresa Madeflora. Mas não havia ninguém responsável no local. Houve nova espera, até que chegasse o gerente e a ele fossem pedidos documentos. “Parece que estamos participando de gravação para as videocassetadas”, disse um policial federal, referindo-se a uma parte do programa Domingão do Faustão, exibido pela TV Globo aos domingos.

http://www.estado.com.br/editorias/2008/02/28/ger-1.93.7.20080228.10.1.xml

Nenhum comentário: