quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Folha - Fracassa tentativa de apreensão de madeira

Por FÁBIO GUIBU
DA AGÊNCIA FOLHA, EM TAILÂNDIA (PA)

MATHEUS PICHONELLI
DA AGÊNCIA FOLHA

As forças federais da Operação Arco de Fogo, de combate ao desmatamento na Amazônia, realizaram ontem em Tailândia (PA) uma ação que não alcançou o resultado esperado.
Soldados da Força Nacional de Segurança, policiais federais e fiscais do Ibama entraram na mata em busca de um carregamento de madeira ilegal feito por balsa, mas nada acharam.

O comboio, formado por 13 carros, passou cerca de duas horas envolvido na operação. Viajou cinco quilômetros no asfalto e 16 quilômetros de estrada de terra até o rio Moju. Em vão. O grupo ficou 45 minutos parado no local, mas a embarcação que esperavam encontrar não estava lá. O helicóptero da PF, que podia ter sobrevoado antes a área, só apareceu após a chegada de policiais.

Por meio de um alto-falante instalado em um dos carros, o comboio foi avisado para dar meia-volta e retornar à rodovia PA-150. A cerca de três quilômetros da área urbana de Tailândia, as forças federais entraram em uma das madeireiras instaladas às margens da pista.

O Ibama deve informar apenas hoje se havia irregularidade no local. Segundo o órgão, há apenas indícios de irregularidades nas duas únicas empresas vistoriadas em dois dias.

A Justiça Federal no Pará determinou, em caráter liminar, que a madeira apreendida nas duas madeireiras de Tailândia não poderá ser leiloada até a conclusão do processo contra as empresas. O superintendente do Ibama no Estado, Aníbal Picanço, disse que o órgão -que espera obter R$ 4 milhões no leilão- já recorreu.

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/brasil/fc2802200823.htm

Nenhum comentário: