segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Envolverde - Ibama e Polícias federais reforçam ações conjuntas contra o desmatamento ilegal da Amazônia


Por Kézia Macedo, do Ibama

Belém – O delegado-chefe da Divisão de Repressão de Crimes contra o Meio Ambiente e Patrimônio Histórico da Polícia Federal, Álvaro Palharini, e o representante da Polícia Rodoviária Federal, Inspetor Isnard, reafirmaram a determinação de atuar em conjunto com o Ibama nas operações contra o desmatamento ilegal da Amazônia. Eles participam hoje do Seminário de Avaliação e Planejamento das Ações de Monitoramento e Controle do Plano de Ação para Prevenção e Controle dos Desmatamento na Amazônia Legal (PPCDAM) promovido pelo Ibama, no Centro de Convenção da Amazônia, Belém, Pará.

Segundo o diretor de Proteção Ambiental, Flávio Montiel, a proposta do Ibama é a interação dos planejamentos, visando aumentar o rigor das fiscalizações. A meta é punir de imediato os infratores ambientais. Quem for pego em flagrante, além de receber a multa administrativa do Ibama, será conduzido à delegacia mais próxima para ser autuado pela Polícia Federal na esfera criminal. A atuação das polícias federais e estaduais nas operações de fiscalização do Ibama também têm contribuído para diminuir a ocorrência de outros ilícitos como o porte ilegal de armas e o tráfico de drogas entre outros.

Em conjunto com o Ibama, foram quatro grandes operações especiais da PF em 2007, entre elas a Mapinguari, no MT, Ananias e Ouro Verde II, no PA, e Cedro-Maracá, em RO. Segundo Palharini, só no ano passado, 450 inquéritos policiais foram instaurados, 139 pessoas foram presas e 140 mandados de busca e apreensão foram cumpridos em operações da PF contra o desmatamento ilegal na Amazônia..

As operações de fiscalização do Ibama também contarão com a participação do Exército Brasileiro, da Força Nacional de Segurança, Polícia Militar, Secretarias de Segurança Públicas e Ministério do Trabalho, entre outras instituições ligadas à proteção do meio ambiente. A estratégia é fechar o cerco à atividade madeireira ilegal na Amazônia.

(Envolverde/Ibama)

Nenhum comentário: