quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Envolverde - Senado aperta Inpe sobre derrubadas na Amazônia

Por Chico Araújo, da Agência Amazônia

BRASÍLIA – Vem aí mais polêmica sobre os desmatamentos na Amazônia. Depois do senador Jayme Campos (DEM-MT) suspeitar da veracidade dos dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) sobre a devastação da região, agora é a vez do senador Romeu Tuma (PTB-SP). Ele pediu no Senado a criação de uma comissão especial para esmiuçar os dados do instituto.

Em janeiro, o Inpe anunciou que a devastação na Amazônia teria superado 3.235 km² nos últimos cinco meses do ano passado. A destruição, de acordo com o instituto, teria atingido um nível sem precedentes desde o início do monitoramento em tempo real, há quatro anos. As imagens de satélites colocam o Pará, o Mato Grosso e Rondônia no topo da lista.

Mas os senadores não estão convencidos dos números. O senador Romeu Tuma, por exemplo, quer cruzar as estatísticas do Inpe com as elaboradas pelo Sistema de Vigilância da Amazônia (Sivam) e o Sistema de Proteção Ambiental da Amazônia (Sipam). Para ele, somente a partir desse cruzamento é possível saber se, de fato, o desmatamento da Amazônia atingiu mesmo os números catastróficos anunciados.

Em discurso no Senado, Jayme Campos foi taxativo. Afirmou, sem meias palavras, que o desmatamento da Amazônia anunciado pelo Inpe “não têm nenhum fundamento”. “É uma inverdade, uma leviandade. Não sei de quem é o jogo que está sendo feito. Não existe nada concreto, nenhum fundamento de verdade”, garantiu. Pelos dados do instituto, os estados do Mato Grosso, Rondônia, Acre e Pará seriam responsáveis por mais de 50% de toda a área desmatada entre agosto e dezembro de 2007.

Campos aproveitou para criticar o governo. Segundo ele, a União não dá a atenção merecida à região amazônica, carente de investimentos. O senador lembrou que a Amazônia precisa, e com urgência, de investimentos pesados em estradas, logística, saúde e educação.

O senador também afirmou o Ministério do Meio Ambiente está querendo punir os agricultores dessas regiões, ou seja, do chamado mapa da devastação, quando proíbe novos desmates "sem levar em consideração que a maioria das derrubadas na região é feita de forma clandestina".

“Essa questão do desmatamento na Amazônia tem que ser vista com outros olhos, nem sob o prisma exclusivo dos preservacionistas, e muito menos pela óptica devastadora dos expansionistas. O assunto deve ser tratado com equilíbrio”, defendeu. “Não se pode coibir a derrubada simplesmente com um decreto, como quer a ministra Marina Silva. Preservar o meio ambiente é uma obrigação ética tão vital quanto buscar alternativas para um território que quer produzir um Brasil melhor”, acrescentou Jayme Campos.

Crédito de imagem: Moreira Mariz/ Ag Amazônia

(Envolverde/Agência Amazônia)

Nenhum comentário: