sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Envolverde - Um bom exemplo de como usar a floresta para produzir sem destruir


Manaus (AM), Brasil — Primeira loja especializada em madeira certificada pelo FSC do norte do país, a EcoMadeira, é inaugurada no Amazonas.

EcoMadeira é o nome da primeira loja especializada em produtos florestais certificados pelo Conselho para o Manejo Florestal (FSC, na sigla em inglês) da região norte do país. A inauguração aconteceu na segunda-feira (21), em Manaus (AM), com a presença da ministra do Meio Ambiente Marina Silva, o diretor do Serviço Florestal Brasileiro Tasso Azevedo, além de gestores públicos da área ambiental, produtores comunitários, designers, representantes de organizações sociais e ambientais, do setor moveleiro e da construção civil.

A iniciativa vem da Oficina-Escola de Lutheria da Amazônia (OELA), uma ONG que há 10 anos trabalha com educação de jovens carentes na fabricação de instrumentos musicais e manejo florestal comunitário

A EcoMadeira reúne produtos dos mais diversos setores - de móveis, objetos de decoração e instrumentos musicais até madeira para a construção civil – tudo certificado com o selo FSC.

“A proposta da Ecomadeira é funcionar como um entreposto. Empresas, comunidades, pequenos produtores poderão colocar sua produção a venda na loja, que já conta com madeira serrada de angelim, sucupira, itauba, louro, postes de aquariquara, 'decks' de piscina e instrumentos musicais", afirmou Rubens Gomes, diretor geral da Oela.

“Visamos suprir uma carência de oferta de produtos florestais certificados pelo FSC na cidade de Manaus e ajudar a solucionar um dos maiores gargalos para os projetos de manejo florestal familiares e comunitários do Amazonas, que sempre tiveram dificuldades em comercializar sua produção.”

A certificação é uma forma independente, não-governamental e voluntária (o desejo de se certificar parte do produtor ou vendedor) de diferenciar os produtos que foram extraídos da floresta usando meios adequados para o ambiente e para a sociedade. Criado em 1993 para promover a certificação florestal, o FSC é atualmente a melhor forma de atestar que o manejo de florestas nativas ou de plantações é realizado de maneira eficaz, ambientalmente adequado, socialmente justo e economicamente viável.

Atualmente 90 milhões de hectares de florestas estão certificados em 82 países. No Brasil são 10,1 milhões de hectares de florestas nativas com produtos madeireiros e não madeireiros certificados pelo FSC.

Estima-se que a ilegalidade na produção de madeira Amazônica possa chegar em até 80% e a certificação é uma garantia ao consumidor de que aquele produto não é ilegal.

“A iniciativa é muito boa para Manaus e região e o mesmo deveria ocorrer em outras capitais do norte do país. Para mudar este quadro temos um longo caminho a percorrer já que a madeira oriunda de desmatamento é muito barata e ainda inunda o mercado. O governo federal e governos estaduais investem muito pouco no controle do setor e em alternativas econômicas sustentáveis. Por outro lado atividades agropecuárias como gado e soja continuam sendo a prioridade para os investimentos. Enquanto essa política continuar será difícil deter a destruição da maior floresta tropical do planeta”, disse Marcelo Marquesini da Campanha Amazônia do Greenpeace.

Leia tudo o que a imprensa publica sobre a Amazônia no blog Amazônia na Mídia: http://amazonianamidia.blogspot.com
(Envolverde/Greenpeace)

Nenhum comentário: