Fórum promovido pelo Estado sobre o futuro da floresta e dos habitantes da região marca abertura da mostra
A exposição fotográfica Amazônia Sem Retoques, realizada pelo Estado, será lançada na próxima quinta-feira no Museu Brasileiro da Escultura (Mube), localizado em São Paulo.
Um fórum marcará a abertura da mostra. Fechado para convidados, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, é esperada como participante. O objetivo do encontro é discutir o futuro da floresta, reunindo autoridades e personalidades importantes do setor. O secretário do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Estado do Amazonas, Virgílio Viana, também fará uma palestra sobre o tema.
O jornalista Paulo Sotero, diretor do Brazil Institute do Woodrow Wilson International Center for Scholars, será o apresentador do fórum. Sotero foi correspondente do Estado em Washington, nos Estados Unidos, por 17 anos, antes de assumir a direção do instituto na mesma cidade, em 2006.
O jornalista Carlos Marchi, um dos autores de reportagens da revista especial Amazônia - Ainda É Possível Salvar?, publicada em novembro pelo Estado, coordenará o ciclo de debates. O ex-ministro do Desenvolvimento Luiz Fernando Furlan estará à mesa. Os colunistas do Estado Washington Novaes e Marcos Sá Corrêa também participarão das discussões.
MOSTRA
Após o fórum, a exposição será aberta para visitação. A mostra, que conta com o patrocínio do Banco Bradesco, apresentará as imagens produzidas durante a criação da revista especial sobre a Amazônia, fruto de investimento do Estado em grandes reportagens.
A revista de 124 páginas - que voltou às bancas - é o resultado de três meses de expedições pela florestas e pelas cidades da Amazônia. Para apontar os problemas e os desafios de uma das florestas mais ricas em biodiversidade do planeta, repórteres foram a campo, revelando preciosidades sobre a fauna, a flora, os rios e os habitantes da região.
Desde 16 de janeiro, o Wilson Center mantém uma exposição com 50 fotos obtidas pelos repórteres-fotográficos do Estado em viagens à região amazônica. A mostra americana continua até 14 de março e, em seguida, percorrerá outras instituições e universidades nos Estados Unidos. A exibição no Mube termina no dia 23 de março. A entrada é franca. O museu fica na Avenida Europa, 218, na zona sul de São Paulo, e funciona de terça-feira a domingo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário