
Por Redação do Greenpeace
São Paulo (SP), Brasil — Imagens da destruição da floresta, feitas para o Greenpeace, conquistam uma categoria do concurso Pictures of The Year International.
Poucos tem um olhar tão apurado para as coisas da Amazônia como o fotógrafo Daniel Beltra. As imagens que registra da região logo ganham o mundo e sensibilizam corações e mentes por revelar nua e cruamente uma realidade que poucos ainda conhecem. Em parceria com o Greenpeace, Beltra ajudou tornar o problema do desmatamento da floresta amazônica um assunto mundial.
Por esse importante trabalho, e também – claro – pela beleza de suas fotos (triste, mas verdade), Daniel Beltra recebeu esta semana o prêmio Global Vision do concurso Pictures of The Year International, e também o prêmio de Excelência por imagens feitas na Antártica.
No site oficial do concurso, é possível conferir 26 fotografias de Beltra – 14 da Amazônia e 12 dos icebergs do Mar de Ross, na Antártica. Uma delas, de um garimpo que desviou um rio da Amazônia (que ilustra esta matéria), foi feita em agosto de 2007 para o Greenpeace.
Clique aqui e confira as fotos premiadas de Daniel Beltrá.
A cerimônia de entrega dos prêmio do concurso Pictures of The Year International acontecerá nos dias 17 e 18 de abril em Washington DC, na sede da National Geographic, e Daniel Beltrá foi convidado a fazer uma apresentação de seu trabalho durante o evento.
O concurso Pictures of The Year existe desde 1944 nos Estados Unidos para, segundo a própria instituição, “pagar tributo a fotógrafos e jornais que, apesar das muitas dificuldades em tempos de guerra, estão fazendo um trabalho esplêndido; para providenciar uma oportunidade a fotógrafos da nação de se encontrarem numa competição aberta; e compilar e preservar uma coleção das melhores fotografias da imprensa.”
Antes um concurso restrito aos Estados Unidos, desde 2001 é aberto a fotógrafos de todo o mundo, que registram imagens em diversos países do planeta.
(Envolverde/Greenpeace)
Nenhum comentário:
Postar um comentário