quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Envolverde - Inundações na Amazônia boliviana desabrigam 15 mil

Por Redação da Agência Amazônia

Trinidad, Beni (Bolívia) – Treze horas seguidas de chuvas fortes inundaram fortemente o Departamento (Estado) do Beni, na Amazônia Boliviana. O presidente da República Evo Morales pediu ao Senado a aprovação de decreto de "zona de desastre natural" para a região e a sobrevoou durante 50 minutos nesta terça-feira. A Força Aérea Brasileira e o Exército apóiam o país vizinho. Horas antes do anúncio do decreto, o Conselho Departamental, em sessão extraordinária, reconheceu a situação crítica do Beni e também decreto "zona de desastre".

O prefeito do Beni, Ernesto Suárez Sattori lamentou que a comitiva de autoridades federais em visita à região inundada, sob a liderança do ministro da Presidência, Juan Ramón Quintana, não havia informado ao presidente Evo Morales sobre a real magnitude do desastre.

O presidente da Câmara de Senadores, Oscar Ortíz, disse que a situação emergencial exigiu o decreto muito antes. De acordo com as informações oficiais, as águas do rio Ibare já estão acima do nível do anel protetor da cidade. Em La Paltita , Pantanal, e outros setores, o transbordamento de rios ameaça a população.

No dia 21 de janeiro, pelo decreto supremo nº 29425, o presidente declarou a "situação de emergência de caráter nacional", para enfrentar com recursos internos e externos os desastres naturais, em conseqüência das inundações. Chove forte na Bolívia desde o final do ano passado. Evo Morales anunciou a compra de dois helicópteros "para salvar a vida dos bolivianos em situação de emergência".


Ajuda internacional

inudacionesbol.jpgAutoridades sanitárias estão aplicando vacinas e prestandoam serviços de emergência. Falta água potável e gêneros de primeira necessidade em algumas regiões.

Os Estados Unidos enviaram uma ajuda de US$ 500 mil, que será empregada no socorro às famílias. A ajuda chegou ontem a Trinidad: são 1.500 cobertores, mil galões de água, 1,5 mil kits de higiene pessoal, e 100 purificadores de água.

A Espanha enviou um avião com dez toneladas de equipamentos e roupas, informou o Ministério de Assuntos Exteriores. A carga desembarcou em Laz Paz e foi embarcada diretamente para o Beni.

A Argentina enviou dois helicópteros com nove tripulantes especialistas em resgates. Eles chegaram segunda-feira para socorrer as vítimas.


* Com informações de José Antonio Quisbert, do El Nuevo Día, de Santa Cruz de la Sierra.

(Envolverde/Agência Amazônia)

Nenhum comentário: