quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Envolverde - Euclides Macuxi assume gerência do PDPI


Por Redação do MMA

O professor Euclides Pereira Macuxi, umas das principais lideranças indígenas de Roraima e integrante da Coordenadoria das Organização Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB), assumiu, no dia 15 de fevereiro, a gerência do Projeto Demonstrativo para Populações Indígenas (PDPI), do Ministério do Meio Ambiente. Nesta nova função, ele espera consolidar uma proposta de política governamental para gestão ambiental de terras indígenas que seja capaz de coordenar e potencializar as ações desenvolvidas hoje por diferentes órgãos públicos em território indígena. Esta proposta deve resultar da sistematização das experiências que vêm sendo desenvolvidas pelo PDPI desde 2002 junto às populações indígenas da Amazônia.

Além de articular as atividades, dispersas hoje em vários ministérios, Euclides Macuxi dará prioridade à reapropriação das áreas indígenas por suas populações, que se concentraram em determinadas localidades em torno de serviços públicos como de educação e saúde, abandonando outras partes do seu território.

"A organização original das populações indígenas é em forma de pequenas aldeias distribuídas por todo o território. A oferta de serviços públicos num ponto determinado levou ao aldeamento das populações em torno deles, deixando o restante da área desprotegida. Agora, o PDPI quer apoiar projetos que estimulem um movimento inverso, visando a proteção dos todos territórios sem comprometer a oferta de serviços. Uma das alternativas é instalar sistemas de radiocomunicação nas aldeias isoladas", afirma Euclides Macuxi.

Professor de ensino fundamental em aldeias macuxis, Euclides Pereira tem 43 anos, presidiu a COIAB entre 1998 e 2001 e está concluindo o curso de Ciências Sociais pela Universidade Federal de Roraima.

(Envolverde/MMA)

Nenhum comentário: