sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

BNDES fará 'especulação do bem'

Felipe Werneck

O Departamento de Meio Ambiente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) estuda financiar a compra de terras no País com o objetivo de conter o desmatamento. A medida beneficiaria diretamente outros biomas, mas “tem sinal político forte” para a Amazônia, diz a representante nacional da organização americana de preservação da natureza TNC, Ana Cristina Barros. O plano do BNDES é baseado em projeto desenvolvido pela TNC há dois anos em Lucas do Rio Verde (MT).

“Isso daria valor à floresta em pé, para se contrapor à questão de que a floresta vale mais depois de aberta. O financiamento de áreas de reserva legal não existe hoje. Estamos estudando a possibilidade de financiar a aquisição de terras”, disse ao Estado o chefe do departamento de Meio Ambiente do BNDES, Eduardo Bandeira de Mello.

O projeto depende de uma mudança no estatuto do banco, que não prevê o financiamento de terrenos. “Isso não é problema, seria o caso de uma excepcionalidade, que é concedida pela diretoria. Não acredito que haja entrave ou limite para o volume de recursos. Mas é um projeto ainda”, declarou Mello. Ele define o eventual financiamento como “especulação do bem”.

Criada em 1951, nos Estados Unidos, a TNC atua no Brasil desde a década de 1980. “Foram eles que abriram os nossos olhos para essa questão”, afirma Mello.

O diretor também anunciou que está em discussão no BNDES um programa de ajuda aos Estados, “para fortalecer os órgãos locais de meio ambiente.”

Nenhum comentário: