segunda-feira, 28 de julho de 2008

Envolverde - Projeto Terramérica terá Centro Internacional no Brasil


O Projeto Terramérica, uma das mais importantes plataformas de comunicação sobre meio ambiente no Brasil e na América Latina, vai ampliar sua área de atuação através do Centro Internacional Terramérica, uma instituição de pesquisa em meio ambiente e desenvolvimento que terá sua sede no Brasil. O lançamento oficial vai acontecer em Manaus, esta semana, durante o seminário internacional Mudança climática, crise energética e alimentar: desafios ao desenvolvimento sustentável, nos dias 31 de julho e 1º de agosto.

Após a Rio 92, a Cúpula da Terra, ficou clara a necessidade de um projeto de comunicação para debater os temas ambientais na América Latina. O Terramérica surge em 1995 através de uma parceria entre o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) e a agência internacional Inter Press Service (IPS), que utilizou sua estrutura na região para ampliar a cobertura jornalística sobre meio ambiente. No Brasil o projeto recebeu o apoio da Envolverde, que passou a realizar a edição em português e oferecer os conteúdos do Terramérica para os jornais brasileiros.

No início o Terramérica tinha o formato tablóide e periodicidade mensal, mas a partir de 2000 passou a ser semanal e o formato evoluiu para uma página de jornal formato standard. “Desta forma pudemos ampliar o número de jornais parceiros, que passaram a ter um custo menor para imprimir o Terramérica”, explica o diretor do projeto para a América Latina, Joaquin Costanzo. Atulamente, além das páginas impressas em jornais de quase todos os países da região, em português, espanhol e inglês, os textos produzidos especialmente para o Terramérica são utilizados livremente por milhares de sites de internet em todo o continente. A versão em português está disponível todas as segundas-feiras no site da Revista Digital Envolverde – www.envolverde.com.br

O Centro Terramérica

A criação do Centro Terramérica é a realização de um sonho de muitos anos da equipe que trabalha no projeto. “É uma forma de induzir políticas públicas em ciência e comunicação com enfoque socioambiental”, explica Costanzo, que vê na iniciativa um importante fator de integração regional para as políticas ambientais. Ele explica que a Amazônia foi escolhida para o lançamento do Centro Terramérica por sua posição de destaque no cenário geopolítico mundial em termos ambientais. E, também, porque a Amazônia é um importante fator de integração para a América Latina, pois o bioma está presente em nove países da região.

O Centro Terramérica vai atuar nos mesmos moldes do Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento, criado a partir de uma proposta do presidente Lula na sessão de abertura da UNCTAD XI - Conferência das Nações Unidas para o Comércio e o Desenvolvimento, realizada em São Paulo em junho de 2004. A idéia é reunir sob o amparo do Centro Terramérica pesquisadores e profissionais ligados à ciência e à comunicação com projetos ficados no desenvolvimento sustentável e com forte caráter de preservação e utilização responsável dos recursos naturais.

Já no lançamento serão apresentados projetos com foco em comunicação e pesquisa voltados para a Amazônia e para o aqüífero Guarani. Estes dois focos têm, além do caráter ambiental, a característica de serem recursos que estão presentes em diversos países, contribuindo para a integração regional. A sede do Centro Terramérica será em Brasília, em um espaço cedido pelo escritório regional do Pnuma. Os próximos passos de implantação do Centro Terramérica é a criação de um site de internet com todas as informações sobre a atuação da instituição e, também, orientação sobre como participar do processo de seleção de projetos

Serviço

SEMINÁRIO INTERNACIONAL

Mudança climática, crise energética e alimentar: desafios ao desenvolvimento sustentável.

31 de julho e 1º de agosto de 2008

Auditório da SUFRAMA – Superintendência da Zona Franca de Manaus.
Manaus, Estado do Amazonas, Brasil.

Realização: Envolverde.

Convoca: Terramérica --Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Banco Mundial (BM), agencia de noticias IPS - Inter Press Service--.

Apóio: Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento e Ministério do Meio Ambiente do Brasil

Patrocínio: Suframa, Petrobras, Banco da Amazônia, Governo de Amazonas

PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR

Quinta Feira, 31 de julho

12.30h. Almoço de confraternização.

14.45h. – Credenciamento

15.00-18.00h – Mesa de Abertura

Moderador: Carlos Tibúrcio, Assessor Especial da Secretaria-Geral da Presidência da República e Diretor do Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento.

CONVIDADOS

• Eduardo Braga, Governador da Amazônia
• Flávia Grosso, Superintendente da SUFRAMA
• Júlio Barbosa, Vice-Presidente do Grupo de Trabalho Amazônico
• Rosana Aguiar, Gerente de Responsabilidade Ambiental da Petrobrás
• Ricardo Sánchez, Diretor para América Latina e o Caribe do PNUMA
• Mario Lubetkin, Diretor Geral da IPS

• Mensagem em vídeo conferencia de Marina Silva, Senadora, Ex-Ministra do Meio Ambiente

18.30h – 20.00h - Assembléia de fundação do Centro Internacional Terramérica de Desenvolvimento Sustentável e Defesa do Meio-Ambiente.

20.30h – 22.00h Jantar de confraternização

Sexta Feira, 1º de agosto

09.00h - 12.00h. Mesa Redonda - Os Objetivos do Desenvolvimento do Milênio diante da mudança climática: conseqüências econômicas e sociais.

Moderador: Mario Lubetkin, Diretor Geral da IPS

• Mariano Arana, Senador da República do Uruguai, ex-Ministro do Meio Ambiente do Uruguai.
• Adriano Oliveira, Secretaria de Mudanças Climáticas, MMA
• Bernadette Lange, Especialista Ambiental do Banco Mundial
• Nick Remple, Coordenador de Energia e Meio Ambiente do PNUD


14.30h - 17h30h. Mesa Redonda-Desenvolvimento e proteção ambiental: estratégias para a Amazônia.

Moderador: Virgílio Viana, Secretário Executivo da Fundação Amazônia Sustentável

• Nádia Dávila Ferreira, Secretária do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Governo do Estado da Amazônia
• Yolanda Kakabadse, ex-presidente de UICN, ex-ministra do Meio Ambiente do Equador.
• Mauro Pires, Diretor de Combate ao Desmatamento, MMA
• Nelson Cabral de Carvalho, Gerente Setorial de Segurança, Meio Ambiente e Saúde da Petrobrás.

17h30 às 18h30. Encerramento. Apresentação da Diretoria, Conselhos e Plano de Trabalho do Centro Internacional Terramérica.

Local: Auditório da Suframa – Superintendência da Zona Franca da Manaus
Av. Ministro Mário Andreazza, 1424 - Distrito Industrial
CEP. 69075-830 - Manaus - Amazonas -
TEL: 92 3321-7000 - FAX: 92 3237-6549

(Agência Envolverde)

Nenhum comentário: