quarta-feira, 16 de julho de 2008

Folha - Ministro revê estimativa sobre devastação

Por MARTA SALOMON
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O anúncio dos dados de desmatamento de maio fez o ministro Carlos Minc (Meio Ambiente) rever a projeção de devastação da Amazônia durante o ano para 13 mil quilômetros quadrados. A área é 16% maior do que a desmatada no ano passado e equivale a mais de oito vezes o tamanho da cidade de São Paulo.

A taxa englobará os dados de junho e julho e será divulgada no segundo semestre. "Estamos um pouco menos pessimistas", afirmou Minc ontem. O ministro acreditava que o desflorestamento em 2008 alcançaria 14 mil km2, após três anos consecutivos de declínio nas taxas.

A revisão levou em conta a ligeira queda do desmatamento entre abril e maio e a informação de que menos de 60% (59,5%) do índice se refere a corte raso de árvores.

Minc não quis comentar os 11,7% de erro nas imagens de satélites do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) em maio.

Segundo o ministro, os números de maio não são motivo para comemoração. "Não ficaremos satisfeitos enquanto [o desmatamento] não cair radicalmente", afirmou.

Minc relatou pressões políticas contra as operações do governo de combate ao desmatamento. "Não há um dia em que não haja pressão, ainda mais agora, que é época de eleição", disse. Sem apontar quem mais pressiona, o ministro atribuiu as pressões genericamente a "áreas políticas": "pedem para pegar mais leve, pedem uma trégua", completou.

Nenhum comentário: