terça-feira, 29 de julho de 2008

Envolverde - Missão japonesa visita Ibama para analisar acordo de cooperação


Por Luciana V. Araújo, do Ibama

Brasília – Missão do Japão visita o Ibama, no período de 23 de julho a 5 de agosto, para fazer um estudo preliminar do projeto “Contribuição à Proteção da Amazônia Brasileira e Combate aos Crimes Ambientais com a utilização de Imagens do Satélite Japonês Alos”, uma cooperação entre o Ibama a Polícia Federal e a Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica).

A idéia principal do projeto é fazer o treinamento dos técnicos do Ibama e da Polícia Federal para uma melhor interpretação e utilização das imagens do satélite Alos. O satélite japonês permite captar imagens de áreas de desmatamentos, mesmo em regiões cobertas por nuvens e reforça a vigilância na região Amazônica. As imagens do Alos começaram a chegar ao Ibama no ano passado e já foram utilizadas em algumas operações. “Com mais pessoas trabalhando com essa tecnologia poderemos desenvolver melhor nossas capacidades em entender e processar as imagens”, diz o chefe do Centro de Sensoriamento Remoto – CSR, Humberto Mesquita Jr.

O presidente do Ibama, Roberto Messias Franco, agradeceu a visita e destacou a importância da cooperação entre Brasil e Japão. “Nós podemos trabalhar juntos para fazer desse desafio que nós temos, um sucesso. Hoje, o Brasil está completamente ciente das responsabilidades que temos com o desmatamento e com a conservação da Amazônia para todo o mundo. O desmatamento ilegal tem que parar e a tecnologia do Japão vem para nos ajudar”.

O coordenador da missão, Endo Hiroaki, disse que o projeto terá duração de três anos e deve ser iniciado em janeiro de 2009. Os objetivos são os seguintes: melhorar o sistema de monitoramento por satélite; aperfeiçoar o fluxo de informação entre o Ibama e a Polícia Federal; e aprimorar a capacidade dos técnicos do Ibama e da PF em monitorar os crimes ambientais. O resultado da visita será um documento, RD (Record of Discussion, em inglês - registro de decisões), que deverá ser assinado pelas três entidades em outubro, e deve conter as diretrizes básicas para a execução do projeto.

Também fazem parte da missão a Sra. Adachi Kanako, Sr. Nakata Hiroshi, da Jica no Japão, Dr. Hirata Yasumasa, do Instituto de Pesquisa de Produtos Florestais no Japão, Sr. Yoshihiro Miyamoto, Diretor de Programas no Jica Brasil e Sr. Izumi Sakaya, consultor do Global Group 21.

(Envolverde/Ibama)

Nenhum comentário: