quarta-feira, 30 de julho de 2008

Valor - Desmatamento na Amazônia diminui 25% em junho

De FolhaNews, de Brasília

O índice de desmatamento na região amazônica em junho atingiu 870 km2, redução de 25% em comparação ao registrado em maio deste ano (1.096 km 2). Em relação a junho de 2007, o índice do mês passado foi 55% menor, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) .

O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, atribuiu a redução no índice de desmatamento a uma série de medidas implementadas pelo governo para mudar o quadro na região amazônica. "Não é sorte, é trabalho, sobretudo do Ibama, com apoio do Instituto Chico Mendes e da Polícia Federal." Apesar da redução, Minc disse que os índices atuais ainda são "alarmantes" e que o objetivo é diminuir bruscamente o desmatamento na Amazônia Legal. "Não vamos afrouxar o controle, vamos intensificar."

Minc disse que o Estado que registrou maior redução no desmatamento em junho em relação a maio foi o Pará - menos 500 km2 de áreas desmatadas. Em segundo lugar aparece o Mato Grosso, que reduziu em cerca de 360 km2 as áreas afetadas. Rondônia, Maranhão e Amazonas praticamente mantiveram os índices de maio.

O ministro disse esperar maior redução no desmatamento em julho, porque entrou em vigor este mês a resolução do Banco Central que bloqueia o crédito rural a produtores que tenham desmatado ilegalmente suas propriedades.

Nenhum comentário: