segunda-feira, 28 de julho de 2008

OESP - CD traz o canto de 340 espécies de pássaros da Amazônia

Por Liege Albuquerque - O Estado de S.Paulo

'Vozes da Amazônia', que custa R$ 85, foi gravado ao longo de 31 anos por pesquisadores vinculados ao Inpa

MANAUS - Para estudar, colecionar ou relaxar, uma coletânea de quatro CDs lançada sexta-feira em Manaus cataloga o canto de 340 espécies de pássaros da Amazônia. Os CDs, fruto da iniciativa inédita de pesquisadores vinculados ao Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), terão toda a verba arrecadada para manter as pesquisas e o sonho de continuar a coletânea até catalogar todos as vozes das cerca de 1,2 mil espécies de pássaros da Amazônia brasileira.

Os cantos do Vozes da Amazônia foram gravados ao longo de 31 anos pelos pesquisadores Mario Cohn-Haft, Luciano Nicolás Naka, Philip Stouffer, Curtis Marantz, Andrew Whittaker e Richard Bierregaard do Projeto Dinâmica Biológica de Fragmentos Florestais do Inpa.

"Neste primeiro volume, inserimos cantos de pássaros do norte do Amazonas, leste de Roraima, norte do Pará, todo o Amapá e as Guianas Inglesa, Francesa, Suriname e leste da Venezuela", afirmou o ornitólogo Cohn-Haft.

Com brochura bilíngüe, os CDs estão todos catalogados com o nome científico, o popular e o trecho cantado. A coletânea estará à venda por R$ 85 pela editora do Inpa, no e-mail editora@inpa.gov.br.

O trabalho foi financiado pela ONG Conservação Internacional do Brasil. Segundo o ornitólogo, a idéia da coletânea surgiu para servir de material didático para estagiários, alunos e pesquisadores do Inpa.

Nenhum comentário: