terça-feira, 29 de julho de 2008

Envolverde - Desmatamento em junho na Amazônia cai 20% em relação a maio, revela Inpe


Por Priscilla Mazenotti, da Agência Brasil

Apesar dos números do Inpe, dados do monitoramento feito pelo Instituto Homem e Meio Ambiente (Imazon), divulgados ontem, revela que desmatamento subiu em relação ao mesmo período de 2007.

Brasília - O desmatamento na Amazônia em junho foi de 876,80 quilômetros quadrados, área 20% menor do que a registrada em maio (1.096 quilômetros quadrados), segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

O recordista foi o estado do Pará, que teve 499 quilômetros quadrados desmatados em junho, contra os 262 quilômetros quadrados observados em maio, um aumento de 91%. O Inpe alertou, no entanto, que o número pode ser justificado pelo aumento da capacidade de observação dos satélites.

O estado que apresentou maior queda no índice de desmatamento foi Mato Grosso, com 70% a menos do que o registrado em maio. Do total do desmatamento, 66,7% são classificados de corte raso, 25,3% de degradação florestal e 8% de desmatamento não confirmados.

Os dados serão comentados pelo ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, às 15h, em entrevista no ministério.

----------------------------------------------

Desmatamento em junho foi maior do que o registrado no mesmo período ano passado, diz Imazon

Por Andressa Besseler, da Envolverde


O desmatamento subiu na Amazônia em junho em relação a 2007. Por minuto a região perdeu o equivalente a um campo de futebol, totalizando 612 quilômetros quadrados no mês. Os dados são do SAD, sistema não-governamental de monitoramento da floresta por satélite, do Imazon (Instituto Homem e Meio Ambiente da Amazônia).

O desmate do mês de junho foi 23% maior do que o registrado no mesmo período de 2007.Em junho do ano passado, a floresta perdeu 499 quilômetros quadrados, segundo o Imazon. O Pará foi o recordista de destruição da floresta nos municípios paraenses próximos das rodovias BR-163 e Transamazônica, respondendo por 63% da área perdida. Em seguida vieram Mato Grosso (12%), Roraima (11%) e Amazonas (10%). Os demais estados da chamada Amazônia Legal contribuíram com cerca de 4% para o desmate total.

Os dados do SAD também mostraram que a Amazônia perdeu 4.754 quilômetros quadrados de floresta entre agosto do ano passado e junho deste ano, elevação de 9% na comparação com o acumulado entre agosto de 2006 e junho de 2007.

Em maio, o Instituto havia detectado 294 Km2 de desmatamento, o que significa um aumento de 108% em junho. A cobertura de nuvens foi de 36% em maio e caiu para 14% em junho, segundo o SAD.

Ainda de acordo com os dados do Imazon, a maior parte do desmatamento registrado em junho ocorreu em áreas privadas, sob diversos estágios de posse ou devolutas: 68%. Depois vieram o desmatamento em assentamentos da reforma agrária e em unidades de conservação, com 18% e 10%, respectivamente. A destruição de florestas em áreas indígenas respondeu por 3% do desmate em junho.

(Envolverde/Agência Brasil)

Nenhum comentário: