sábado, 5 de julho de 2008

Folha - Casa Civil faz intervenção na divulgação de desmate

DA SUCURSAL DO RIO

A Casa Civil interveio na divulgação dos dados de desmatamento elaborados pelo Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). As informações estão prontas há duas semanas e sua publicação, que sempre foi feita pelo Ministério de Ciência e Tecnologia, foi suspensa pela chefia da Casa Civil.

O sistema Deter tem como objetivo fazer um monitoramento mensal do desmatamento na Amazônia Legal, que abrange oito Estados, além de parte do Maranhão.

O levantamento é imperfeito porque depende das condições climáticas. No entanto, ele é considerado um sistema de alerta para aumento brusco no desmatamento.

A informação, divulgada pela coluna da jornalista Míriam Leitão, de "O Globo", foi confirmada pelo ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc.

Ele afirmou que o objetivo da ação era "harmonizar" os dados com outros levantamentos, como o da Embrapa. Minc declarou que seria informado sobre os detalhes pela ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, na terça-feira.

"Como há dados diferentes, a Casa Civil resolveu de alguma maneira uniformizar, compatibilizar com dados do Embrapa, entre outros. (...) Eu confesso que não entendi exatamente a razão, mas a informação que eu tenho é de tentar compatibilizar, não esconder os dados", declarou o ministro.

Minc disse que não seria feito uma unificação dos dados, já que eles são levantados com metodologias diferentes.

O ministro afirmou que já teve acesso ao resultado do mês de maio. Apesar de não divulgar números, disse que "as informações não indicam aumento em relação ao dado anterior [abril] nem ao mesmo mês do ano passado [maio de 2007]".

"Este dado era divulgado mês a mês e espero que continue assim. Espero que seja divulgado na próxima semana."

No entanto, Minc não soube dizer se os dados passarão a ser anunciados pela Casa Civil ou pelo Ministério de Ciência e Tecnologia.

Nenhum comentário: