sexta-feira, 4 de julho de 2008
Envolverde - Ultrapassam os 26 milhões de reais as multas aplicadas pelo Ibama contra desmatamentos em Vila Rica, MT
Por Christian Dietrich, do Ibama
Brasília - Dados consolidados de fiscalização da Operação Guardião Termopilas, do Ibama, a partir da Base Operativa de Vila Rica, no norte do Mato Grosso, indicam que durante o mês de junho as multas aplicadas pelas equipes de fiscalização atingiram a impressionante cifra de R$ 26.333.493, referentes a 38 Autos de Infração lavrados. A operação, que conta com apoio da Polícia Militar de Mato Grosso, já embargou atividades em quase 13 mil hectares de florestas destruídas ilegalmente, objetivando a recuperação natural da vegetação.
Em apenas um mês, as ações no município fiscalizaram 261 polígonos de desmatamentos pelo sistema de Detecção em Tempo Real (Deter) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Os polígonos indicados pelo Deter são detalhados por servidores do Ibama capacitados em sensoriamento remoto, que calculam as áreas desmatadas, e os produtos desse trabalho orientam as equipes que vão averiguar cada situação em campo, notificar responsáveis, coletar coordenadas geográficas, fotografar e levantar outros dados de apoio às autuações.
Além do combate aos desmatamentos ilegais, a operação Guardião Termopilas levanta informações sobre a cadeia produtiva da madeira ilegal, no intuito de auxiliar a operação Arco de Fogo, da Polícia Federal, que vem atuando em serrarias da região, realizando diversas prisões. As equipes da Guardião Termopilas em Vila Rica também embargaram o funcionamento de duas serrarias e apreenderam um trator, duas motoserras, 932 m3 de madeira em toras e 14 m3 de madeira serrada em situação irregular.
Crédito da imagem: Ibama
(Envolverde/Ibama)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário