terça-feira, 22 de julho de 2008

Envolverde - Ministro do Meio Ambiente anuncia o Fundo Amazônia


Por Luciana Almeida, do Ibama

Belém - O Ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, anunciou na última sexta-feira (18), em Belém, a assinatura do Fundo Amazônia, que é um dos três Atos que o Presidente Lula fará no dia 1º de agosto deste ano. A declaração foi feita durante o lançamento da Agenda Ambiental da Indústria do Pará, proposta pelo Setor Produtivo do estado.

De acordo com Minc, o Fundo Amazônia é um projeto do MMA que pretende arrecadar U$900 milhões no primeiro ano para financiar atividades na área ambiental. “A primeira doação chegará em setembro pelas mãos do Primeiro Ministro da Noruega com um cheque de U$100 milhões de dólares”, afirmou.

Ele explicou que esses recursos vão ser utilizados na Gestão das florestas públicas de áreas protegidas; Controle, Monitoramento e Fiscalização Ambiental; Manejo Florestal Sustentável; Atividades Econômicas desenvolvidas a partir do uso sustentável da floresta; Zoneamento Ecológico Econômico; Ordenamento da Regularização Fundiária, Conservação e Uso Sustentável da Biodiversidade e recuperação das áreas desmatadas.

Para o Ministro, essa é uma resposta antecipada a alguns dos clamores feitos na manhã de sexta, pelos presentes no lançamento da Agenda Ambiental. “Como eu sabia que essas questões iriam ser levantadas, eu me antecipei e já trouxe a resposta: os recursos para fazer o que foi dito aqui. A regularização fundiária, o Zoneamento Ecológico Econômico. O financiamento dessas atividades. Porque palavras e boas intenções sem o recurso viram apenas boas intenções. Então, nós fazemos questão de assinar um acordo, mas assinar outros três que garantam o ‘cumpra-se’ do que assinamos”, disse.

Minc também falou de outro ponto importante que o Ministério tem sido implacável que é o combate ao desmatamento. Ele disse que os infratores estavam acostumados com a impunidade de tantos anos, mas que, agora, essa situação será diferente. “Da mesma forma que estamos assinando acordos importantes com a soja, com o minério, com a madeira, com os bancos, do outro lado está a mão pesada do Ibama e da Polícia Federal no combate aos crimes ambientais. Não haverá complacência com os criminosos ambientais”, garantiu.

Crédito da imagem: Luciana Almeida

(Envolverde/Ibama)

Nenhum comentário: