terça-feira, 3 de março de 2009

Amazonia.org.br - Focos de queimadas na Amazônia aumentam nos primeiros meses de 2009

Por Bruno Calixto

Especialista alerta, entretanto, que é cedo para dizer se existe tendência para aumentar a quantidade de focos e que os dados ainda não são conclusivos

Durante os meses de janeiro e fevereiro de 2009, a quantidade de focos de queimadas nos estados da Amazônia Legal teve um aumento de cerca de 20%. Foram 582 focos nos dois meses de 2009 contra 480 focos em janeiro e fevereiro em 2008, de acordo com o sistema de monitoramento de queimadas por satélite do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Até o momento, Mato Grosso teve 225 focos de queimadas, um número bem superior se comparado ao mesmo período do ano passado, quando foram detectados 37 focos, e é o estado que mais apresentou focos neste ano. O segundo da lista é o Maranhão, com 146 focos, e depois vem o Pará, com 107.

Os três estados apresentaram, durante o período, mais focos de queimadas do que no mesmo período de 2008. Na lista do ano passado, o estado que mais queimou no período foi Roraima, com 179 focos, e que só teve até agora 21 focos em 2009.

Durante todo o ano de 2008 ocorreram 22 mil focos no Pará, 19 mil no Maranhão e 18 mil em Mato Grosso.

Em todo o país, foram 2868 focos de queimada em 2009, contra 2014 no mesmo período do ano passado. Até o momento, a maior quantidade de focos aparece no estado do Ceará, com 544 focos. "É importante observar que esse número não quer dizer muita coisa no contexto do que ocorre de queimadas. Por enquanto temos cerca de 2800 focos em todo o país, mas quando consolidarmos o ano todo teremos mais de 200 mil focos", analisa Alberto Setzer, pesquisador responsável pelo monitoramente de queimadas do Inpe.

Apesar do aparente aumento, Setzer explica que ainda é cedo para se falar em tendência de aumento nas queimadas. "Se você analisar estados como Mato Grosso ou Pará, eles aparecem, por enquanto, numa posição inferior no ranking. Mas esses estados são os que mais desmatam e os números devem aumentar quando entrarmos no período de queimadas", explica Setzer.

Nesta época do ano o número de focos de queimada na Amazônia é menor do que no resto do país, pois é o período de chuvas na região. O período de seca, principalmente os meses de agosto, setembro e outubro, são os que mais ocorrem queimadas e desmatamento.

Um comentário:

Anônimo disse...

boa ideia fazer um site sobre os focos de queimas em 2008.Mas,acho que poderia colocar a lista dos principais estados com focos de dengue em 2008! Só foi uma ajuda para que vc melhore o seu site!

Espero ter ajudado vc!